Ladrões usam Facebook para saber quando você sai de casa


Por conta da popularização dos sites de relacionamentos e da cultura do compartilhamento virtual, parece não haver limites para a enorme quantidade de informações pessoais publicadas nas redes sociais.

Sem querer falar mal do serviço, mas alertar para o bom uso deste tipo de ferramenta tão importante nos dias de hoje. Achei interessante essa pesquisa.

Embora tal comportamento seja considerado normal atualmente, no entanto, boa parte desses dados compartilhados podem comprometer os usuários e colocá-los em riscos.

Uma pesquisa com ex-criminosos, realizada pela empresa de segurança Friedland, revelou que, para 80% dos entrevistados, as redes sociais como Twitter e Facebook são as principais fontes de investigação de assaltantes de residências. Segundo o estudo, algumas das informações postadas nesses sites ajudam os criminosos a ficarem informados, por exemplo, quando os proprietários das residências estão ausentes.

Sobretudo, mais da metade dos entrevistados disseram que um dos erros comuns dos internautas em sites de compartilhamento é disponibilizar informações como endereços e fazer check-in, via Foursquare, nos locais em que costuma ir. Bem como atualizar fotos de lugares diferentes durante as férias.

Além disso, cerca de 3/4 dos ex-assaltantes entrevistados acreditam que o Google Street View , serviço de visualização de ruas da gigante de buscas, também tem papel significativo nos assaltos às residencies.

Para Jonathan Lim, especialista em segurança da Friedland, "a pesquisa foi importante para dar acesso a um grupo exclusivo da sociedade e esclarecer mais sobre os hábitos dos assaltantes de hoje.

"Os resultados têm dividido alguns dos pensamento mais comuns associados aos assaltos", disse.

A pesquisa revelou, ainda, os erros mais comuns feitos pelos proprietários, aos olhos dos ex-assaltantes. Na lista, hábitos como deixar as janelas abertas e objetos de valor em locais visíveis são os mais perigosos.

Fonte: http://www.techtudo.com.br

Posted in | 0 comentários

Twitter: que arma poderosa


Como cansamos de dizer, a população, hoje em dia tem uma arma muito poderosa nas mãos: a internet. As redes sociais é um ótimo exemplo de poderio. Através delas podemos organizar eventos, passeatas, confrontos (como em outros países) e até reclamações de produtos e serviços.

O Twitter, por exemplo, é visto como um meio mais eficaz de fazer reclamações, melhor até que o órgão próprio para isso, o Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor). Os consumidores que sentem-se lesados por alguma aquisição ou atendimento começaram as utilizar as redes sociais para divulgar sua indignação. Visto o fato, as empresas, com esse apelo negativo, acabam resolvendo o problema rapidinho.

Em uma reclamação vinda do Twitter, por exemplo, uma empresa leva de 5 minutos a 2 horas para responder enquanto pelo Procon, o cliente precisa esperar, no mínimo, um mês para receber alguma resposta.

Assim sendo, de acordo com o Estadão.com.br, o microblog é 8,4 mil vezes mais eficaz que o Procon. O Facebook também é mais vantajoso, sendo que, é 1,4 mil vezes melhor que o órgão vinculado á Secretaria da Justiça e da Defesa do Consumidor.

Bom pessoal, já sabem então, reclamar no Procon ainda é válido, mas não deixem de usar as redes sociais para uma solução rápida de seus contratempos.

fonte: oficina da net

Posted in Marcadores: , | 0 comentários