Como comportar-se em uma reunião


Não sei se já aconteceu com algum de vocês, mas comigo já; muitas vezes. No meio da reunião (qualquer reunião-não importa o assunto), as pessoas começam a levar para o lado pessoal certos comentários e começam a se hostilizar e a enfrentar-se publicamente, todo mundo falando ao mesmo tempo e aquilo vai virando um turbilhão aonde nada se decide e se fala muito, cada um sobre seus problemas, suas queixas....

Parece loucura não? Mas muitas vezes isso acontece no ambiente de trabalho, na frente de colegas, coordenadores e chefes. As pessoas deixam a mostra seus comportamentos, suas intolerâncias e sem receios nem pudores... puft...despejam o que sentem nos momentos mais impróprios. É preciso ter muito cuidado para que isso não aconteça e o homem velho apareça num momento como esse.

É complicado ensinar as pessoas como se comportar em uma reunião de trabalho. O bom senso já deveria dar o alerta sobre o que pode e o que não pode; mas na prática não sei o que acontece que o bom senso some, desaparece nessas horas.

Transformar uma reunião em arena para ataques não é o mais adequado, não é Cristã essa postura. Como também não é nessas horas o momento ideal para reivindicações de qualquer natureza... para isto existem chefes, deptos., Recursos Humanos...o que for...mas na reunião não!

Portanto, algumas dicas para participar de reuniões:

* Procure preparar-se antes; saber do assunto e estudar de que forma pode contribuir...

* Evite brincadeiras fora de hora e falar desnecessariamente;

* Não monopolize a reunião, tornando-se o centro das atenções, deixe as demais pessoas exporem suas idéias;

* Ouça.. Aprenda a ouvir o que os outros tem a dizer, mesmo que não concorde..

* Quando falar, fale num tom de voz audível, mas não muito alto, procure transmitir na voz confiança e verdade..

* Evite confrontos diretos.. quando não concordar com o exposto e tiver que expor isso, aprenda a fazer sem magoar os demais e de forma que fique claro que não é pessoal, apenas seu ponto de vista é distinto..

* Procure soluções aos problemas mencionados, usando objetividade, seriedade e imparcialidade..

* Leve sempre papéis e caneta para anotar.. anote o que for interessante e necessário para se orientar e ajudar.

* Por fim, evite chegar atrasado.

Reuniões existem e são importantes em qualquer âmbito que estejamos. Façamos desse momento agradável e descontraído.

Shalom!


Vanilton Lima
Sec. De Planejamento e Gestão
Treinamentos e Cursos

Posted in Marcadores: , |

0 comentários: