“Precisamos começar a executar”



“Precisamos começar a executar”. Esta foi a síntese do talk show com Vicente Falconi durante o segundo dia do Fórum HSM de Gestão e Liderança 2011. Confira os principais destaques.

O professor Falconi abriu o bate-papo afirmando que está convencido de que já existe nas empresas uma quantidade de conhecimento muito grande. “O que falta nas empresas é execução, mas principalmente, fazer o que precisa ser feito. Nós precisamos começar a executar”. Para ele, as coisas simples podem ser executadas. “A cultura da não execução é uma coisa dramática, ainda mais quando existe a cultura da procrastinação. O fato fundamental é o seguinte: se eu não executar, nada acontece”.

Método

Falconi explicou que o filósofo francês René Descartes escreveu o livro O Discurso do Método, por volta de 1600. Para ele, método é a busca da verdade para se atingir os resultados. “É você tomar decisões baseadas na verdade, entender e continuar”. Para ele, há as verdades mostradas na análise dos dados e fatos. E as empresas, na grande maioria, não trabalham com elas. As pessoas vivem tomando decisões, que custam milhões, baseadas em opiniões. Ele afirma que todo gestor deveria ler Descartes.

“Afinal, o que é gestão?”, questiona. “Gestão é promover resultados, é resolver problemas, promover mudanças, buscar métodos. Você não consegue mudar uma meta, sem fazer gestão”. O professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais ensina que método é a soma das palavras de origem grega meta e hodos.

Para ele, meta é o resultado a ser atingido e hodos, o caminho para atingi- lo. “Você gerencia para conseguir resultados e, sabendo o caminho, será uma gestão muito melhor. Muitos definem estratégia dessa maneira, mas isso acontece porque estratégia se baseia em método”. O método é único: constitui a busca e o conhecimento da verdade. É tomar decisões baseadas na verdade, executar e continuar.

Se gerenciar é perseguir resultados, não existe gerenciamento sem método. O método é então a essência do gerenciamento. “Gestão é método”, afirmou, explicando que essa busca pela verdade, contida nas informações organizacionais de hoje, é que fornece a orientação necessária para a boa tomada de decisão. “Tomada de decisões com base em opiniões torna-se muito cara e, algumas vezes, desastrosa”.

Para que existe uma empresa?

Falconi ressalta que todos precisam sobreviver, e as empresas são constituídas para satisfazer as necessidades das pessoas. O método provê uma maneira organizada e racional para essa participação. Passa então a ser do interesse de toda a organização elevar continuamente o nível de conhecimento de todas as pessoas de tal forma que possam atingir resultados cada vez melhores.

Para ele, o primeiro conceito de gestão trabalhado é o foco. Se você perguntar a qualquer diretor de empresa sobre foco, ele vai responder: foco financeiro, ou foco no cliente, ou foco no funcionário, ou foco na sociedade. São as áreas que esses executivos mais apóiam.

Mas o foco tem que ser de toda a empresa, não tem efeito se for apenas do executivo sênior. “Quando temos foco, todo mundo precisa ter conhecimento dele”. Isso quer dizer que as pessoas que executam o trabalho em toda a empresa precisam ter a noção desse foco para poder praticá-lo e para que, assim, haja execução.

O que foi no passado chamado de qualidade total. “Qualidade é satisfação e total é para todos. Uma empresa que sonhe qualidade total é uma empresa que se paute em levar qualidade total para todos. “Nem sempre é fácil. O que eu defendo é realmente o foco financeiro. O controle financeiro precisa ser forte”.

Falconi explica que a essência do trabalho numa organização é atingir resultados e, portanto, o domínio do método, por todas as pessoas, é fundamental. Isso é válido para todas as pessoas de uma empresa, desde seus diretores até os operadores, que devem ser envolvidos no método de solução de problemas para atingir os resultados necessários. “Qualquer que seja o nível educacional do funcionário de uma organização, o método que usa é o mesmo. Isso viabiliza criar uma linguagem gerencial comum e conduz a uma participação natural de todas as pessoas no gerenciamento da empresa”.

Durante o bate-bato, Falconi afirmou que existem três fatores que são fundamentais para que se obtenham resultados extraordinários: liderança, conhecimento técnico e método.

Posted in Marcadores: , |

0 comentários: