O que faz um projeto estratégico decolar?



Para quem começou a trabalhar com projetos é importante saber que para o êxito dele existem alguns fatores decisivos:

Mudança de cultura corporativa
Tudo o que eu faço preciso me perguntar se aquilo é estratégico para instituição ou não. Quanto do meu tempo utilizo para trabalhar naquilo que é estratégico para organização.
Os projetos exigem uma nova postura diante do trabalho, do tempo e das pessoas, pois ao coordenar uma equipe ou ser membro de uma, eu preciso reconfigurar valores, atitudes, tendo em vista em foco bem definido, que toda a organização tem interesse, que faz diferença para o todo, que impacta e gera resultados.

Gerenciamento do Tempo
Como utilizo meu tempo hoje? Me dedico quanto tempo do meu dia para apagar incêndios ou para fazer coisas que apenas eu ou meu setor tem interesse. Quanto tempo do meu dia, da minha semana, do meu mês dedico para executar tarefas que são realmente estratégicos para toda a instituição.
Os projetos estratégicos não devem ser o segundo plano do meu trabalho e sim o primeiro plano, a prioridade. Na Google 70% do tempo é destinado a projetos estratégicos, 20% para projetos setoriais e 10% para projetos pessoais monitorados pela Google. Como você gerencia seu tempo?

Comunicação
Estabeleça comunicação com a equipe de forma clara, constante. A equipe de um projeto deve estar entrosada, ciente de cada passo do projeto. Mantenha contato freqüente com os setores intervenientes.

Disciplina
A disciplina é um fator importante principalmente no monitoramento e na execução do projeto, é fundamental observar e cumprir os prazos, não conseguindo renegocia-los. A disciplina nos mantem no foco de interesse da instituição.


José Felipe Jr.
Sec. Planejamento e Gestão

Posted in Marcadores: , |

0 comentários: