Futebol é resultado ou planejamento?



Quem gosta de assistir futebol na televisão também gosta, pelo menos de vez em quando, assistir as entrevistas após o jogo e até mesmo as mesas-redondas com vários comentaristas e convidados que ficam discutindo sobre o resultado dos jogos, aquele lance polêmico, o erro do juiz, a falha do goleiro ou os gols perdidos por um determinado atacante.

Quem acompanha sabe que esses programas quase sempre apresentam algumas frases prontas como :

- “Futebol é uma caixinha de surpresas”;

- “Futebol é simples”;

- “Futebol é complicado”;

- “Quem não faz leva”;

De alguns anos para cá, o tema mais recorrente que os comentários vem utilizando, para explicar o sucesso de determinado time em um campeonato, é a questão do planejamento e a existência de uma estrutura profissional que envolvem elementos como centro de treinamento isolado, centro médico, … Isso tudo começou quando em 1991 o técnico Wanderley Luxemburgo foi demitido do Flamengo e afirmou que os clubes do Rio de Janeiro estavam muito atrasados em relação aos clubes de São Paulo e que o futebol carioca levaria 10 anos para ganhar outro campeonato brasileiro. A afirmação dele estava correto, mas o momento dela estava errado, afinal de contas, o Flamengo foi campeão em 1992, o Botafogo em 1995 e o Vasco ainda ganhou em 2000 a Copa João Havelange. Depois disso, o futebol carioca viveu um jejum de campeonatos brasileiros que só foi quebrado agora em 2009 pelo Flamengo.

Mas isso não vem ao caso desse texto, o que quero discutir é que virou lugar comum que o planejamento é que é determinante para o sucesso de um time. Tal pensamento ainda é reforçado pelos técnicos de futebol que passaram a ser tratados como verdadeiros doutores ou, como se diz na linguagem boleira, professores. Como exemplo, após o jogo de domingo em que o Vasco perdeu para o Flamengo, começaram os comentários sobre a queda do técnico do Vasco, Wagner Mancini, que, quando questionado sobre sua possível queda após mais um resultado negativo, afirmou a um reporter que futebol é planejamento. Declaração essa que foi rebatida por alguns dirigentes do Vasco que afirmaram que futebol é resultado.

Daí vem a pergunta? Afinal de contas, O que é futebol? É planejamento ou é resultado?

Eu diria que não é nem uma coisa e nem outra. São os dois. Se você teve resultados sem um bom planejamento, é porque você contou muito mais com a sorte do que com a competência. Por outro lado, não existe planejamento de qualidade se ele não apresenta os resultados esperados. O planejamento serve para você diminuir a sua dependência do fator sorte e os resultados servem para validar a qualidade do seu planejamento.

Lembro-me de ter assistido a mesa-redonda do canal ESPN Brasil logo após o título do Flamengo no ano passado e alguns dos integrantes da mesa gostaram da vitória do Flamengo porque a vitória do Flamengo serviu para desmitificar um pouco essa história de que planejamento era importante para o sucesso dos times, que estrutura de centro de treinamento era vital e tudo o mais, e o Flamengo não tinha nada disso. Discordo um pouco dos comentaristas porque a afirmação deles é apenas em parte verdadeira. O Flamengo não tem, pelo menos ainda, uma estrutura de centro de treinamento comparável a muitos dos clubes de São Paulo, pois seu centro de treinamento em Vargem Grande ainda precisa de investimentos. Mas quanto a questão do planejamento, essas afirmações não são verdadeiras, pois o sucesso alcançado em 2009 é resultado de um trabalho que começou em 2004, que passa pela conquista da Copa do Brasil em 2006 e pelas participações na Taça Libertadores de 2007 e 2008, e culminou com o hexa-campeonato em 2009. E, ao que me parece, pelo menos de longe, o trabalho de profissionalização da gestão terá uma continuidade e vem sendo muito bem conduzido pela sua atual presidente, Patrícia Amorim.

Portanto, quando se trata de gestão, não existe planejamento de qualidade sem que ele apresente resultados e não existe resultado sem que ele seja fruto de um planejamento de qualidade, a não ser que você conte com muita sorte. Mesmo assim, eu considero que sorte é 98% trabalho. Além disso, e mais importante ainda, é você possuir talentos que façam a diferença, pois não há planejamento que apresente resultados sem a presença de pessoas competentes para executa-lo e assim alcançar os resultados esperados.

Fonte: Blog do Marcelão - http://marcelao.wordpress.com/2010/03/26/afinal-de-contas-o-que-e-futebol

Posted in Marcadores: , |

0 comentários: