Inovação nos Emails?



O Google Wave é um projeto da filial australiana do Google e nasceu do desafio e da inquietação de responder a seguinte pergunta : “É possível melhorar o e-mail?”. A respostas para essa pergunta foi o Google Wave, plataforma open source de colaboração que une o e-mail, o google talk, o google docs, redes sociais e outros aplicativos do Google, com exceção do youtube que ainda não tem data para lançamento na plataforma.

A plataforma do Google wave permite em tempo real a cooperação e comunicação entre amigos, colegas de trabalho ou até mesmo cooperação entre empresas de uma forma que era impossível fazer através dos browsers atuais. As pessoas podem se comunicar e trabalharem juntas com texto formatado, imagens, vídeos, mapas e muito mais, sendo que qualquer participante pode responder em qualquer ponto da mensagem e editar o seu conteúdo. Outra vantagem é que você pode produzir a sua própria wave e as empresas também pode tem waves dentro de suas intranets.

A idéia de onda vem da possibilidade de programadores compartilharem seus trabalhos em ondas (waves), ou seja, ela possibilita a integração com outras ferramentas web em uma única plataforma, permitindo conjugar o seu e-mail, redes sociais, wikis e gestores de projetos. Para fazer uma analogia, é como as televisões que apresentam vários canais da tela, com a diferença que os aplicativos podem interagir entre si e de não necessitar que você tenha que abrir vários aplicativos clientes para utiliza-los.

Apesar de ainda estar em desenvolvimento, o lançamento gerou um estardalhaço na comunidade. Eu, por exemplo, fico pensando uma ferramenta dessa funcionando em um ambiente de gerenciamento de projetos onde a comunicação é um dos fatores mais importantes para o sucesso do projeto.

É o Google mais uma vez nos surpreendedendo e mostrando sua principal competência : a inovação constante.

Fonte: http://marcelao.wordpress.com/2009/05/31/correios-google-trends-e-o-fim-do-e-mail-com-o-google-wave/

Posted in Marcadores: , |

0 comentários: