As lições do marqueteiro de Obama


Hoje de manhã fui assistir a uma palestra do americano Bem Self, responsável por todas as iniciativas digitais da campanha de Barack Obama à presidência dos Estados Unidos. Para se ter ideia da força da campanha de Obama online, aqui vão alguns números:

- pela internet foi possível arrecadar doações de 500 milhões de dólares

- todos os vídeos postados no Youtube sobre Obama (produzidos pela equipe de Self ou não) somaram 1 bilhão de minutos

- graças à internet eles conseguiram se comunicar diretamente com 68 milhões de eleitores.

É bom ouvir o que Self tem a dizer por duas razões. A primeira é que há rumores de que ele trabalharia na campanha de Dilma Rousseff à presidência da República. A segunda, que suas lições não são apenas para políticos. Muito do que ele falou hoje serve também para empresas que querem usar meios digitais para se comunicar com vários públicos.

Uma das coisas interessantes é que ele acredita mais na força do email (uma ferramenta já quase antiquada), do que em redes sociais como Facebook e Orkut. Por quê? Ele acha que mais importante que ter um milhão de amigos é passar as mensagens certas para o público que você quer influenciar -- clientes, funcionários ou até jornalistas. Um dos cuidados nesse sentido é evitar emails inúteis, que mais parecem spams. Os exemplos que ele deu são os chamados press releases (enviados para a imprensa) e as newsletters (que na minha opinião em 99% dos casos são realmente uma chatice).

Self recomenda também que a comunicação online seja sempre transparente, relevante, regular e fácil -- tudo que boa parte dos sites de empresas não é.

Finalmente, ele diz que nem toda a tecnologia do mundo é capaz de bombar um produto chato. Vale a pena pensar nisso.

Fonte: Portal Exame - Por Cristiane Correa

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