Tuiteiros custam US$ 2,3 bilhões às empresas
Posted On terça-feira, 27 de outubro de 2009 at às 08:07 by José Felipe Jr.
Redes sociais como Twitter e Facebook têm consumido, em média, 40 minutos por semana de funcionários de empresas, o que significa um prejuízo de 2,3 bilhões de dólares em perda de produtividade para as companhias.
Isso é o que mostra uma pesquisa feita pela consultoria Morse com 1 460 trabalhadores, divulgada hoje pelo jornal britânico Financial Times. Segundo o levantamento, 57% dos entrevistados disseram usar redes sociais durante seu dia de trabalho.
"A popularidade de redes sociais como Twitter e Facebook cresceu consideravelmente ao longo dos últimos anos. Com isso, vem também a tentação de usá-las durante o horário de trabalho. No que diz respeito ao ambiente corporativo, o uso desses sites está se tornando claramente um buraco negro para a produtividade", disse Philip Wicks ao FT.
Segundo o Ibope Nielsen Online, em setembro deste ano, 59 milhões de brasileiros acessaram comunidades de redes sociais e ferramentas de mensagens instantâneas em casa e no trabalho. O número é 110% maior do que os 28 milhões de usuários de e-mail, por exemplo. Para muitas empresas, entretanto, as novas ferramentas virtuais não são um problema -- pelo contrário, são uma alternativa. O assunto será abordado na reportagem da Luiza que circula na edição de Exame a partir da próxima quinta-feira (29/10).
Na semana passada, o cofundador do Twitter, Biz Stone, esteve em São Paulo para um evento e em conversas com jornalistas afirmou que discorda de empresas que consideram o microblog um vilão à produtividade. "O Twitter é hoje, acima de tudo, uma imensa rede de informações. Proibir seu uso é, de certa forma, uma maneira de privar os funcionários dessas informações", afirmou.
Fonte: Portal Exame