O que fazer quando falta a criatividade?
Posted On domingo, 11 de julho de 2010 at às 23:49 by José Felipe Jr.
O que fazer quando falta a criatividade?
O primeiro bloqueio para a criatividade é um paradigma que vincula criatividade a dinheiro, pois tem muita gente que pensa que pra realizar uma idéia criativa precisa se ter dinheiro. Tudo bem que existem idéias criativas que custam caro, mas a essência da criatividade depende de massa cefálica em movimento de várias pessoas.
Ter uma equipe com pessoas com características bem diferentes auxilia muito no processo criativo, por que não tem nada mais improdutivo do que ter na equipe gente que pensa igual a todo mundo. Precisamos de pessoas com coragem de dizer “besteiras”, “maluquices”, precisamos de pessoas com conhecimento em várias áreas, precisamos de pessoas com o coração, pensamento e alma em movimento.
Mas quero também apresentar uma ferramenta bem interessante para quando o processo criativo está emperrado, que se chama benchmarking.
O benchmarking é um dos mais úteis instrumentos de gestão para melhorar o desempenho das empresas. Baseia-se na aprendizagem das melhores experiências de empresas similares e ajuda a explicar todo o processo que envolve uma excelente "performance" empresarial. A essência deste instrumento parte do princípio de que nenhuma empresa é a melhor em tudo, o que implica reconhecer que existe no mercado quem faz melhor do que nós. Habitualmente, um processo de benchmarking arranca quando se constata que a empresa está a diminuir a sua rentabilidade. Quando a aprendizagem resultante de um processo de benchmarking é aplicada de forma correta facilita a melhoria do desempenho em situações críticas no seio de uma empresa.
Como podemos na prática utilizar esse instrumento servindo no Reino de Deus?
Estou atualmente servindo no Colégio Shalom, e a área da educação católica é um negócio novo pra mim, que não tenho experiência, então nas minhas férias em São Paulo me programei para visitar alguns colégios de referência em educação, colégios tradicionais, católicos, com níveis de excelência no ENEM, etc. Com contatos certos, consegui que portas se abrissem em várias instituições. Tive a oportunidade de conhecer Colégios pequenos, médios e grandes, conversar com diretores, coordenadores, educadores.
Visitei uma grande rede de ensino católico no Brasil e no mundo e tive a oportunidade de conversar com o diretor educacional, onde através de um bate papo informal fui perguntando, como eles evangelizavam lá, como era a cultura organizacional do Colégio, qual a importância do fundador deles na educação, qual era o processo de concessão de descontos e bolsas, como eles cobravam os pais inadimplentes, como a ferramenta do planejamento orçamentário auxiliava na gestão, quais os softwares utilizados, como eles trabalham os alunos com necessidades especiais, como era o organograma, etc. Além de visitar fisicamente a instituição, Ao sair do Colégio trouxe experiências que somadas a outras podem ser totalmente criativas e inovadoras para o Colégio Shalom, observar outras experiências nos abre novas possibilidades, nos abre novas perspectivas. Observar quem faz melhor ou diferente, é um exercício sobretudo de humildade, pobreza, sabedoria e inteligência.
Experimente fazer benchmarking. Isso você pode aplicar em um seminário de vida no Espírito Santo, em um show, em um curso, na sua lanchonete, no seu grupo de oração, no seu ministério, enfim em qualquer área.
Deus te abençoe e uma boa semana!
José Felipe B. Jr.
Twitter: @gestaoliderança