Dicas de comunicação eficaz (essa você não pode deixar de ler)


Recentemente fiz uma viajem de ônibus pela empresa Expresso Guaraná (fictício) para a cidade de Quixadá, que fica no sertão central do Estado.

Depois de guardar bagagem e me acomodar, o motorista entra no ônibus e faz um comunicado a todos os passageiros que vou escrever aqui mantendo o tom coloquial.

" meu nome é Marcílio (nome fictício), nós iremos para Quixadá a viagem terá cerca de 3 horas e como todos sabem é lei federal a utilização
do cinco de segurança. Caso alguém não quiser usar faça um comunicado por escrito sobre esta decisão, se acontecer alguma coisa com alguém que não estiver usando
o cinto isso não é problema meu. Inclusive se alguém não usar e acontecer algo eu pago uma multa."

Depois desse desastre de atitude e comunicação fiquei refletindo sobre alguns aspectos que queria partilhar com vocês:

1- Imposição é diferente de conscientização
A atitude do motorista foi mais de impor um comportamento do que conscientizar da importância da utilização do cinto de segurança. O cumprimento da lei era reforçado
apenas para ele não pagar multa, a segurança e integridade da pessoa ficou em segundo plano. O profissional apenas estava preocupado com ele.

2- Falta de consciência da missão da instituição
A empresa tem como missão prestar serviços de qualidade em transportes de pessoas, através de sistema de gestão, ética, respeito ao social... Onde está
a qualidade do serviço prestado? Onde está a missão do papel transformada em atitude pelo profissional? Sua postura foi de quem não conhece a missão da empresa e
se conhece a ignora.

3- Adesão zero
Depois do comunicado, fiquei olhando ao meu redor e não vi ninguém colocando o cinto.Quando se impõe, não se conquista, não convence.

4- Marketing negativo
Bem percebi que como cliente, precisava socializar essa experiência com meus leitores do blog, infelizmente a experiência foi negativa.
Mas quem sabe na próxima viagem a Quixadá eu conte como foi a experiência da viagem com o concorrente. cliente insatisfeito não volta mais...

Um abraço a todos!

José Felipe Jr.

Posted in Marcadores: |

0 comentários: