Discipular, como fazer?


A liderança é a capacidade de influenciar e motivar pessoas para um objetivo comum. E um bom líder não faz isso sem fazer também muitos discípulos. Mas o que é “Fazer Discípulos”, “Discipular”? É formar novos líderes, treinar novos líderes, fazer aparecer novos líderes. Você já leu a Palavra de Deus nessa perspectiva? Pois Nela, Jesus nos ensina a sermos excelentes líderes. Jesus, nos ensina? Claro! Foi isso que Ele fez para que hoje e até a eternidade, pudéssemos conhecê-lo e conhecer a fé. Jesus formou discípulos, formou novos líderes. Vejamos:


1. Não quis fazer tudo sozinho: “Depois que João foi preso, veio Jesus para a Galiléia proclamando o Evangelho de Deus..... Caminhando junto ao mar da Galiléia, viu Simão e André, o irmão de Simão. Lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. Disse-lhes Jesus: Vinde em meu seguimento e eu vos farei pescadores de homens”. (Mc 1, 14-20)
Jesus não quis pescar sozinho mas quis contar com os discípulos e ensiná-los também a pescar os homens. Quis que , com Ele, nós atraíssemos a Suas ovelhas e , com Ele, as pastoreássemos. Quis construir conosco a Sua Igreja. “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”. (Mt 16, 18)


2. Levou-os para perto de si: Três dias depois, celebravam-se bodas em Caná da Galiléia, e achava-se ali a mãe de Jesus. Também foram convidados Jesus e os seus discípulos...... Depois disso, desceu para Cafarnaum, com sua mãe, seus irmãos e seus discípulos; e ali só demoraram poucos dias. (Jô 2, 1-2.12)
Jesus fazia os discípulos participarem de Sua vida, estava sempre com eles. Não apenas marcava reuniões onde passava as ordens mas partilhava sua vida, suas idéias, deixava que os discípulos O conhecessem bem.


3. Os ensinou: Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele. Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo: Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!..... (Mt 5 a 7) É necessário perder, ops.., gastar tempo ensinando. O verdadeiro líder gasta tempo ensinando a sua equipe, avaliando seus resultados com ele e traçando metas de crescimento.


4. Mostrou aos discípulos seus talentos: Vós sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e calcado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. (Mt 5, 13-16) O bom líder mostra a sua equipe seus talentos, seus dons, suas potencialidades, motivando o seu desenvolvimento.


5. Deu a eles responsabilidades, delegou tarefas: Depois disso, designou o Senhor ainda setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir.... Quem vos ouve, a mim ouve; e quem vos rejeita, a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou. (Lc 10, 1-2.16) Um bom líder não deve pensar que só ele mesmo pode realizar todas as tarefas. Jesus enviou os discípulos aonde Ele mesmo devia ir. Não eram lugares menos importantes, era onde Ele mesmo devia ir, o que Ele mesmo devia fazer. Mas Jesus também sabia que não se delega responsabilidades sem delegar autoridade. Reunindo Jesus os doze apóstolos, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, e para curar enfermidades. Enviou-os a pregar o Reino de Deus e a curar os enfermos. (Lc 9, 1-2)

6. Ensinou que a liderança é um serviço: Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que chegara a sua hora de passar deste mundo ao Pai, como amasse os seus que estavam no mundo, até o extremo os amou. Durante a ceia, - quando o demônio já tinha lançado no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de traí-lo -, .sabendo Jesus que o Pai tudo lhe dera nas mãos, e que saíra de Deus e para Deus voltava, levantou-se da mesa, depôs as suas vestes e, pegando duma toalha, cingiu-se com ela. Em seguida, deitou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha com que estava cingido. (Jô 13, 1-5)
O líder sabe que está a serviço de um objetivo comum a todos, reconhece a importância de cada membro para a equipe e não se coloca acima desses pontos.

7. Deus testemunho : Em seguida, convocando a multidão juntamente com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém me quer seguir, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e suga-me. (Mc 8, 34)
Em todas as suas ações Jesus foi coerente com os seus ensinamentos, papel indispensável de um bom líder. E a tarefa mais difícil, carregar a nossa cruz, Ele a realizou primeiro. Como um perfeito líder. E os discípulos o que fizeram? Podemos dizer que construíram a Igreja, deram a própria vida por ela, espalharam o anúncio do Evangelho por todo o mundo, fez com que eu e você conhecêssemos Jesus. Viu? Podemos aprender muito com Jesus no mundo nos negócios. Shalom!

Raniere Cristina Castro de Mendonça

Consagrada da Com.Vida
Sec.Planejamento e Gestão

Posted in Marcadores: , , |

0 comentários: