Inovação e Criatividade no Carisma Shalom


Para entendermos esses conceitos não é preciso ir buscar exemplos longínquos ou até mesmo fora de nós. Basta olhar o nosso carisma e a ação de Deus ao longo da nossa história.

Nosso carisma é resposta. Resposta atual para as necessidades atuais da Igreja e do homem de hoje. Resposta atualizada, adequada e se adequando sempre para as necessidades da Igreja. Nosso carisma é resposta do Espírito Santo. Tendo isso como base, tudo o que desenvolvemos, nossas ações evangelizadoras são inovadoras. Nosso fundador é inovador, sempre está pensando em inovação, maneiras novas, criativas, eficazes e impactantes de atingir o coração do homem por meio do anúncio explicito de Jesus Cristo, o Ressuscitado que passou pela cruz.

A fonte inspiradora dessa inovação e criatividade é o Espírito Santo, que dá vida a todas as coisas. A intimidade com o Espírito Santo é caminho seguro para acolher toda criatividade e inovação. Em nosso serviço a vinha é indispensável, é vital nossa vida de intimidade com Deus, sem ela nosso serviço é estéril, é vazio, é pobre, é funcional. A vida constante de intimidade com Deus nos enche de amor pelo outro, pela vinha, pelo serviço, quando estamos apaixonados pelo Senhor com o nosso coração inflamado, a tudo nos dispomos, tudo fazemos, investimos nossos pensamentos, tempo, força, dons na vinha do Senhor.

Devemos, portanto, investir com empenho nesta profissionalização, sem esquecer, entretanto, nosso principal fundamento, o âmago da nossa vocação. A eficiência dos meio que o Senhor nos deu, na verdade, depende fundamentalmente de nossa fidelidade a vocação. (Escritos – Profissionalização 3)

Toda profissionalização, criatividade, inovação é em vista da evangelização, olhando para nossa história percebemos nossa pequena contribuição para a Igreja, digo pequena, pois devido as latentes e gritantes necessidades de hoje, podemos dizer como São Francisco: “irmãos é necessário começar tudo de novo, por que nada ou quase nada fizemos”. Ao olhar o acampamento de jovens, o Halleluya, as vigílias de evangelização, a nossa lanchonete podemos tocar de forma concreta na ação de Deus que nos impulsiona para a inovação, para darmos respostas novas para o homem de hoje. Se rezarmos com a fundação da nossa lanchonete podemos aprender muito sobre inovação, unção de Deus, providência de Deus, etc. A lanchonete para aquela época era uma grande novidade de evangelização e nos tempos de hoje que tipo de “lanchonete” Deus deseja nos dar para alcançarmos o coração do homem? Devemos refletir profundamente sobre isso, pois nosso contentamento com os frutos que nossa obra dá pode nos paralisar. Aquele que acredita já estar fazendo muito, na verdade está perdendo tempo na evangelização.

Para que a inovação e a criatividade?

A inovação no meio corporativo é vista como sobrevivência das empresas, pois, não são mais os lucros, os patrimônios, que mantém viva uma empresa no mercado de hoje, mas sim sua capacidade de inovar, se adaptar ao mundo de hoje e as exigências do mercado, das pessoas.

Em nossos escritos encontramos essa resposta onde nosso fundador nos ensina que a: “a nossa “companhia de pesca” tem que funcionar bem, a fim de pescar com crescente eficiência e assim fazer crescer o Reino de Deus”. Precisamos inovar para fazer crescer o Reino de Deus, precisamos da profissionalização da para fazer crescer o Reino de Deus. Não precisamos desses recursos para apresentar números diante dos homens, mas para fazer crescer o Reino de Deus. (Escrito Profissionalização 2)

José Felipe Barbosa Júnior

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