O futuro da administração


No seu mais recente livro, “O futuro da administração”, o americano Gary Hamel, um dos mais influentes pensadores do mundo dos negócios, diz que em termos de gestão a maioria das empresas do planeta ainda está na idade da pedra. Entre as raras companhias que não opinião dele conseguiram evoluir está a Semco, do empresário Ricardo Semler. Na Semco, todos os empregados escolhem o horário de trabalho, inclusive os operários. A maioria estabelece também o próprio salário, com base em dados internos e do mercado. Não há auditoria nem se conferem relatórios de despesas, porque a base do modelo é a confiança. Mesmo com toda essa aparente “maluquice” criada por Semler, a Semco conseguiu prosperar continuamente nas últimas décadas.

Semler ganhou fama nos anos 80 ao lançar o livro “Virando a própria mesa”, um best seller que fez do autor não apenas um empresário conhecido como também um palestrante disputado internacionalmente. Desde então, a Semco já investiu em diversos setores — de equipamentos industriais a etanol (na Brenco).

Li esse livro na época da faculdade, mas recomendo a todos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre administração.

José Felipe Jr.

Posted in Marcadores: |

0 comentários: