Futebol e a Gestão


Bem não vou falar do meu time do coração que é o Corinthians, mas quero falar sobre um exemplo do quanto a gestão faz diferença no futebol. Neste último final de semana o Botafogo levantou a taça no Rio de Janeiro e além disso nos dá exemplos da importância que a gestão faz na busca por resultados. Foi-se o tempo que futebol se ganhava apenas com futebol, o grande diferencial competitivo dos melhores times do país e do mundo se encontra na sua gestão e seus gestores. A exemplo disso o Internacional, São Paulo, Corinthians, times que tem apresentado excelentes desempenhos na sua gestão e resultados. Mas vou me deter no Botafogo a partir de agora.

Desde a última temporada, o Botafogo não tem apresentado bons resultados, nem bom futebol. A diretoria então deu um choque de gestão no time, cortando gastos, investindo em jogadores da casa, contratando um técnico, ou melhor, um líder de primeira e realizando um planejamento pra reverter a imagem e situação do clube. Bem mas agora vamos ver com mais detalhes esse choque de gestão:

Redução de gastos sem perder a qualidade:
O time gastava por mês 3 milhões de reais por mês, com a redução de gastos passou a gastar 1 milhão. Nem sempre reduzir custos significa perder qualidade.

Liderança faz toda diferença
O Clube contratou o técnico Ney Franco que levou o Ipatinga-MG a conquista inédita do campeonato mineiro em 2005, levou o time a copa da Brasil, mas no Botafogo ele indicou a contração de 9 jogadores dos 11 que chegaram.

Investir na prata da casa
O time ainda investiu em 7 jogadores das categorias de base, que foram promovidos para o time principal. Investir, treinar e acreditar em pessoas faz muita diferença no resultado.

Salários e contas pagos em dia
Com a política de redução de custos possibilitou o time a honrar seus compromissos. Contas pagas em dia, salários pagos em dia. Compromisso e responsabilidade do clube, reflete em compromisso e responsabilidade dos jogadores. Isso motiva!

Planejamento
A diretoria do clube elaborou um planejamento chamado projeto Botafogo que tem como meta reverter a imagem e a situação do Clube, levando-o a conquistas no futebol. Sem planejamento não há mudanças de resultados significativas, sem planejamento não há foco.

Essas medidas apresentadas são simples, mas nos dá perfeitamente uma noção de que nada sem gestão funciona bem. Até mesmo futebol.

Um abraço e fiquem com Deus.

José Felipe Jr.
Secretaria de Planejamento e Gestão

Posted in Marcadores: , |

0 comentários: