Liderança Shalom



Apontarei nesse texto seis dicas para uma boa liderança. São orientações que norteiam e conduzem os líderes e os seus seguidores a um porto seguro.

Boa leitura!
1. Integridade no Caráter

Todo Bom Líder deve possuir uma integridade irrefutável no caráter. Esta característica deve ser comum a todos os seres humanos, porém, como a crise de identidade é algo marcante nessa pós-modernidade, o Bom Líder precisa ser um exemplo de pessoa que vive de forma verídica essa integridade.

Integridade na vida pública e na vida particular. Integridade com a família, nos negócios, na Obra, no ministério, no grupo, na Comunidade e principalmente, integridade com Deus.

A autentica vida de intimidade com Deus, apoiada na vida fraterna é de fundamental importância para essa integridade de caráter.

As pessoas querem seguir o líder que seja confiável, ético, e que consiga demonstrar isso não apenas em palavras, mas em gestos e ações.

Saiba... você que é líder, precisa mostrar a todo tempo seus valores, sua ética e seus padrões.

Nunca se esqueça: Ninguém te segue por descuido, mas um descuido te separa de muitas pessoas.

2. Visão

Todo Bom Líder deve ser visionário, precisa saber para onde está indo. A visão do líder sugere senso de direção, clareza de propósito e responsabilidade com o futuro.

Ser visionário é saber enxergar os possíveis cenários, fazer as previsões corretas e antecipar os acontecimentos. Essa realidade será bem possível se o líder possuir não apenas experiências na vida, mas a Sabedoria do Alto. O líder que tem um relacionamento efetivo com Deus, certamente tem maiores condições de antecipar o futuro.

As pessoas desejam saber para onde estão indo, confiam suas vidas aos líderes que possuem uma direção de longo prazo e uma capacidade de vislumbrar o futuro.

Nunca se esqueça: Ninguém te segue hoje, se você não imaginar onde será o amanhã.

3. Inspiração

Todo Bom Líder deve ser inspirador, precisa provocar em seus seguidores a vontade pela vida!

O líder pode ter um caráter exemplar, uma visão magnífica, mas se não souber comunicar às pessoas a sua vida, os seus sonhos, os seus propósitos, de maneira que os encorajem, certamente sua liderança não alcançará êxito.

As pessoas anseiam por significados em suas vidas. Querem saber o porquê de estarem fazendo o que fazem, e o Bom Líder precisa mostrar esse significado, mostrar paixão pela causa.

Lembremos da nossa missão pessoal e comunitária como Shalom; Evangelizar. Anunciar ao mundo o Cristo vivo e Ressuscitado que passou pela Cruz. È isso que nos deve motivar no nosso apostolado.

Nunca se esqueça: Ninguém te segue sem causa, até que você se desapaixone por ela.

4. Competência

Todo Bom Líder deve ser competente no sentido de possuir as competências e habilidades necessárias para o desempenho de sua função.

Uma das grandes polêmicas da liderança é se a pessoa nasce ou não líder. Não irei dar fim a essa discussão, mas, certamente, quem é líder precisa ter a competência de um verdadeiro líder.

Essas competências variam de acordo com o contexto onde se desenvolve o exercício da liderança. Cada espaço, local, situação, exige do líder uma competência específica.

Lembre-se sempre que para Deus o melhor, sempre o melhor. Daí a urgência da nossa profissionalização em vista do crescimento da vinha que nos foi confiada.

Nunca se esqueça: As pessoas somente te seguirão se você tiver a competência de fazê-las te seguirem.

5. Valorizar as pessoas

Todo Bom Líder deve valorizar as pessoas. Este é um aspecto fundamental da liderança, mais do que amar uma causa, o líder deve amar as pessoas.

O Bom Líder entende que liderança se dá no coração, e não na cabeça. Se o líder desempenhar sua função baseado apenas em seu raciocínio lógico e não no poder do coração, estará criando um ambiente com pessoas descomprometidas, porque pessoas não se envolvem em uma causa quando não são amadas.

Pessoas são a causa primordial da liderança, sem elas não existiria o porquê da liderança. Então, ame as pessoas, ame quem você lidera!

Dê a vida pelos companheiros da equipe. Seja servo de todos. Quanto mais vivermos assim, mais autoridade terá nossa liderança.

Nunca se esqueça: As pessoas apenas te seguirão, se você seguí-las com o coração.

6. Cuidado com o Carisma

Lembremos que Deus nos confiou um Carisma único no interior da Igreja, e cabe a nós a missão de transmiti-lo tal qual ele o é. Em todas as nossas ações de Evangelização, projetos e ministérios, devem ter esse cuidado de não enfeitar nossa identidade.

A fidelidade as nossas autoridades, o respeito e submissão ao pensamento do nosso fundador, fazem com que cuidemos do preservemos o carisma que nos foi confiado.


As 6 dicas que você acabou de ler são aqueles que mais me impactaram nos estudos sobre liderança, assim, espero que essas dicas possam ser colocadas em prática também na sua vida, porque o meu desejo é que você alcance o padrão Bom Líder de ser!

Abraços e tenha bom êxito.

Shalom!

Vanilton Lima Secretaria de Planejamento e Gestão treinamento@comshalom.org (085) 8783-31-62

Posted in Marcadores: , |

0 comentários: