Nem sempre quem chega primeiro é o melhor.


Neste final de semana mais uma vez me certifiquei de que nem sempre quem chega primeiro é o melhor. Como corintiano quero fazer uma pequena análise sobre o Palmeiras.

O Palmeiras chegou ao final do campeonato em primeiro lugar, conseguiu a classificação com várias rodadas de antecedência, com uma distância grande do segundo colocado, com um time que tinha o artilheiro do campeonato, um dos melhores técnicos do Brasil e uma campanha espetacular no campeonato paulista, e pra melhorar o time precisava apenas de dois empates para ir pra final, tudo indicava que seria o grande campeão de 2009 no paulistão. Opa! Mas relembrando o título do artigo, nem sempre quem chega primeiro é o melhor.

O time fez a semi-final com o Santos, perdendo o primeiro jogo de virada, restava ainda o segundo jogo, e mais uma vez o Palmeiras perdeu. A probabilidade do Santos vencer o Palmeiras era muito pequena, coisa de 20%, apontada pelos matemáticos.

Me lembrei também de vários casos olímpicos onde ganhadores de medalha de ouro tiveram suas medalhas transferidas para outros atletas devido casos de doping.

Citei esses casos ligados ao esporte mas no mundo corporativo essa frase também é verdadeira, qualidade e velocidade são dos conceitos que as vezes andam muito longe um do outro, interferindo nos resultados (produtos, serviços). Me lembro de várias empresas ligadas a área de tecnologia que desbravaram serviços e produtos e hoje nem existem mais, pois foram devoradas pela concorrência. Elas até chegaram primeiro, mas não evoluíram, não cresceram e perderam espaço para os concorrentes. Você se lembra do cadê, no boom inicial da internet no Brasil ele era um maiores sites de pesquisa, em pouco tempo foi perdendo espaço, clientes e a própria vida no mercado. Hoje o google domina as pesquisas na internet mundial.

Bem pra alegria do Santos e da torcida corintiana, a final será entre Santos e Corinthians, mas sem se esquecer que nem sempre quem chega primeiro é o melhor

Um abraço e fica com Deus!

José Felipe Jr.
Secretário de Planejamento

Posted in Marcadores: |

0 comentários: