Youtube - Popular e nada rentável


Popular e nada rentável
Por Cristiane Correa - Portal Exame

Sucesso de público realmente não é tudo. Segundo estimativas do banco Credit Suisse e da ComScore, o cada vez mais popular YouTube deve receber mais de 375 milhões de visitantes únicos em 2009. Não é incrível? É. O problema é que o Google, dono do YouTube não consegue ganhar um tostão com o site -- na verdade gasta mais de 2 milhões de dólares por dia para mantê-lo em funcionamento. As contas estão no site americano Internet Evolution, especializado em....internet, claro. Embora o Google não divulgue os resultados de suas atividades por divisão -- e por isso seja impossível saber qual é a real receita do YouTube --, bancos estimam que seu faturamento gire entre 90 milhões e 240 milhões de dólares por ano, um valor muito inferior aos 753 milhões de dólares que o Google investe no site anualmente (para ver as contas em detalhes clique aqui).

Algumas questões me vêm á cabeça. Será que algum dia o Google vai conseguir implementar um modelo de negócios que faça o YouTube dar dinheiro? Como seria esse modelo? E mais: será que alguns negócios precisam existir mesmo que não gerem lucro (para ajudar a reforçar uma marca, por exemplo)?

O que você acha?

Posted in Marcadores: , |

0 comentários: