Três dicas para fazer um video bombar na internet

Fonte: Portal Exame

Uma quantidade enorme de publicitários e marqueteiros quebram a cabeça todos os dias para bolar um vídeo que se propague em ritmo de epidemia pela rede. É uma tarefa complicada -- mesmo porque os internautas tendem a ser bastante arredios a mensagens explicitamente comerciais.

O consultor Matt Cutler, vice-presidente de análise de marketing da consultoria americana Visible Measures, publicou um ótimo artigo sobre o assunto no Advertising Age, com três dicas quer ajudam a garantir o sucesso de um vídeo viral:

1) Faça uma distribuição esperta O processo de compartilhamento de vídeos não se restringe ao You Tube. Há uma diversidade enorme de sites de compartilhamento (a Wikipedia lista 54 deles), cada um com público específico. A questão é escolher o site certo para o tipo de público que se pretende atingir.

2) Valorize profundidade, não a abrangência Campanhas virais bem sucedidas não despejam seu filme em todos os sites possíveis na tentativa de atingir o máximo de audiência. Os vídeos campeões de audiência costumam sair em no máximo cinco sites, com forte trabalho de relações públicas em blogs e mídia especializada. O objetivo é alavancar o vídeo diretamente para a lista dos mais vistos em um número limitado de sites

3) Não mostre tudo Um dos segredos do vídeo viral é deixar um ar de mistério, como acontece em campanhas como a do Jerry Seinfeld e Bill Gates para a Microsoft. Os vídeos mais bem sucedidos da internet deixam sempre aquelas dúvida: será que isso aconteceu mesmo?
Veja abaixo um vídeo campeão de audiência da empresa de celular T-Mobile lançado em janeiro e que já alcançou 7 milhões de pessoas.

Posted in Marcadores: , |

0 comentários: