Como preparar outros líderes?
Posted On quinta-feira, 3 de setembro de 2009 at às 08:00 by José Felipe Jr.
Como preparar outros líderes?
Creio que esse assunto seja de fato muito discutido entre nós que estamos à frente da obra. Se por um lado muito nos alegra o crescimento da vinha do Senhor, o aumento de pessoas em nossos grupos e centros de evangelização, as missões extra-muros que vem crescendo muito nos últimos anos, o fato de faltar sala pra reunir todo esse povo que Deus nos confia após cada seminário, Renascer, acamps. Tudo isso é motivo de muito louvor e gratidão ao Senhor, é o fruto concreto do nosso sim de cada dia.
Porém, por outro lado existe dentro de nós coordenadores, certa preocupação; quem assumirá esse novo grupo? Quem coordenará o ministério X, Y? Faltam pessoas pra acompanhar os jovens, os casais, os adolescentes. Precisamos de pessoas com carisma de liderança. Onde estão os nossos líderes? Os líderes atuais estão sobre carregados, cheios de compromissos. Encontramos muitos dos atuais líderes cansados, com muitas responsabilidades e muitas vezes sem aquém confiar, dividir o fardo.
Onde estão os lideres em nossa missão? Como preparar líderes para que nossa companhia de pesca não pare e continue pescando a pleno vapor? Como encontrá-los? Como formá-los? Quero nessa simples formação colocar quatro pontos importantíssimos para a preparação de novos líderes. Lembre-se, ninguém nasce pronto, preparado nessa vida. A pedagogia de Deus conosco é gradativa, passo a passo. Existe um caminho a ser trilhado, um amadurecimento próprio para cada um de nós, um rítimo específico de adesão e crescimento para cada um de nós. Conhecê-lo e respeitá-lo é fundamental.
Quatro passos para formação de novos líderes:
1. ORAÇÂO Você já colocou os joelhos no chão clamando ao Senhor que suscite lideres segundo o seu coração em sua missão? Tem colocado como uma das intenções do seu rosário, adoração?
Precisamos orar pedindo a Deus líderes Shalom, segundo o seu coração e fiéis ao carisma. A oração é como água que caí na terra e faz germinar a vida, faz nascer à relva verde. Temos que interceder, nos colocar diante de Jesus em suplica para que nos envie, faça despertar em nosso meio esses líderes que tanto precisamos. Confiemos à preciosa intercessão de N. Senhora, ela sabe quem são e onde estão esses queridos de seu coração. Os coordenadores precisam entender que líderes não caem do Céu, não nascem em qualquer lugar. Eles são levantados pelo Senhor do meio de nós. Os líderes que precisamos para suprir as necessidades de nossa missão estão no meio de nós, acredite.
2. SERVIÇO NA VINHA Nossos líderes devem ser preparados, formados no trabalho, na labuta diária na vinha do Senhor. Devemos motivar e encorajar as pessoas a assumirem serviços na obra. O simples ato de varrer o centro de evangelização, arrumar ás cadeira, lavar os banheiros, passar o pano nos móveis. Aquele famoso faxinão nos finais de semana desperta e aumenta no povo o amor e o sentido de pertença a Obra. Nossos líderes são despertados também pelo serviço. Não deixemos o povo parado, sem fazer nada no interior dos nossos Centros de Evangelização. Pelo serviço desperto novas vocações. Pelo serviço somos formados. Pelo serviço reconhecemos verdadeiros líderes, aqueles que de fato têm o coração na Obra. Pelo serviço desenterramos na vida dos irmãos dons e talentos que eles mesmos não julgavam ter.
3. ACOMPANHAMENTO Precisamos entender a importância do acompanhamento pessoal dentro da Obra Shalom. Por meio dele apascentamos o povo que nos foi confiado, lapidamos as pedras preciosas que há no meio de nós e nem percebemos às vezes. No acompanhamento Deus ama, cuida, orienta, exorta e consola. Através do acompanhamento sabemos quem é o nosso povo. Quem são os que de fato tem carisma de liderança, e onde cada um precisa ser trabalhado para desenvolver esse don de serviço.
Se quisermos bons líderes em nossa missão, uma liderança madura, firmada no Evangelho e no Carisma, zele pelo acompanhamento do nosso povo. Quando falo em acompanhamento, falo de acompanhamento Shalom, como aprendemos ao longo da nossa caminhada na Obra e na Comunidade. Fazendo uso dos carismas do Espírito Santo, com a Palavra de Deus em mãos e deixando-se guiar pela condução do Espírito, orientando a pessoa com base na Palavra e no magistério da Igreja.
Acompanhamento no qual se traça um itinerário espiritual com a pessoa, não a deixando solta, a mercê de si mesma ou do mundo.
4. INVESTIR – LANÇAR É importante lançar, não reter ninguém para si. Lançá-los no serviço, na vida ordinária da obra. Delegar responsabilidades e acompanhar a execução das mesmas. Orientar, corrigir, dialogar e sempre incentivar a ir além, a darem o melhor de si para o Reino. Lembremos que Jesus não reteve nenhum dos Discípulos para si e os enviou ao mundo para anunciar a boa nova. Temos que acreditar no potencial que existe dentro de cada uma das nossas ovelhas. Para tal se faz necessário o diálogo franco, aberto e regado de muita caridade. A Comunicação nos faz seguros e confiantes diante do novo, das novas realidades desafiantes que surgem à nossa frente. Que o Senhor Jesus nos dê um coração semelhante ao seu, que sempre acolhe, ama, acredita e investe. Foi assim conosco, sejamos assim com aqueles que servem conosco.
Shalom!
Vanilton Lima Sec. De Planejamento e Gestão Shalom treinamento@comshalom.org