O líder e o planejamento

O líder e o planejamento

Bem precisamos primeiro entender a diferença entre líder e gerente, isso servirá de parâmetro de auto-análise. Talvez pela função que você exerce você se julgue um líder, mas talvez você não passe de um bom gerente. Liderança não tem haver com cargo ou função, liderança é atitude.

O líder tem visão, uma ampla visão, o gerente tem reação, vou explicar melhor. O foco do líder está no que fazer, já o foco do gerente está no como fazer. São duas posturas bem diferentes, o como fazer depende do que fazer.

O gerente sempre espera pra reagir, se preocupa com os processos, com a operação, com os recursos e tudo isso é bom, mas não é liderança. Os desafios para o gerente são obstáculos para o líder são motivações, veja como liderança é uma questão de atitude.

O líder tem ousadia, o líder Shalom precisa se lembrar que a nossa companhia de pesca tem que funcionar bem, a fim de pescar com crescente eficiência e assim fazer crescer o Reino de Deus. Crescente eficiência, esse termo é tão rico para nós, Deus não quer uma mesmice de nós, Ele deseja uma crescente eficiência em nossos apostolados, crescente eficiência de organização, qualidade, resultados, etc. Para chegar a crescente eficiência devemos buscar a fidelidade a Ele, ao carisma, devemos busca-lo na oração diária, pois é ai que nos enchemos de ousadia, inovação, coragem para superar desafios, quebrar paradigmas e planejar com ousadia.

Um planejamento precisa ter ousadia, devemos planejar com base em informações, mas principalmente com o coração em Deus. Devemos perguntar o que Deus, o Senhor da vinha deseja para a missão ou setor para este ano, quais são os planos de Deus para ela, o que ele quer que façamos, esse processo de escuta durante todo o planejamento é fundamental, pois como nos diz o salmo os desígnios do Senhor são para sempre.

O líder deve ser um motivador, se ele não acredita no planejamento, sua equipe também não vai acreditar também. É natural os fracassos no planejamento, trabalhar assim é um aprendizado e uma novidade, você, sua equipe e eu estamos aprendendo. Motive-se, motive sua equipe. Somos operários da Vinha do Senhor devemos trabalhar com afinco, dedicação para que esta vinha cresça e produza muitos frutos.

A chave para o êxito no planejamento não está em elaborar bem ou mal um planejamento, mas sim em monitorar, acompanhar. Você pode até planejar bem, mas se não acompanha, você corre o risco (99.9%) do planejamento ficar na gaveta ou no arquivo do computador, por fim desmotivando toda sua equipe. Um planejamento mal elaborado mas acompanhado pode ser revisto, alterado, melhorado, aprimorado, o acompanhamento dá vida ao planejamento, dá oxigênio novo. O segredo é acompanhar. Estipule um período de acompanhamento, seja quinzenal ou mensal, reúna sua equipe e avalie os resultados e esteja aberto as novidades, mudanças e inovações.


Um forte abraço,


José Felipe Jr.
Sec. Planejamento e Gestão

Posted in Marcadores: , |

0 comentários: