A importância da escuta na gestão
Posted On quinta-feira, 17 de setembro de 2009 at às 13:25 by José Felipe Jr.Creio que um dos grandes avanços da administração nos últimos anos se deu no aprofundamento do aspecto humano dentro das organizações e o seu papel.
Dentro deste aspecto quero ressaltar a importância da escuta, que vai muito mais além de ser um componente da comunicação.
O líder e a escuta
O líder tem por exigência da sua função escutar a Deus e os membros de sua equipe, quando eu escuto as pessoas, eu digo a elas, que a acolho, que lhe dou espaço, atenção eu comunico que suas percepções, falas, sentimentos, idéias são importantes.
O simples fato de escutar motiva, pois se cria o hábito da construção conjunta, da importância das idéias, da abertura da criatividade.
Quem quer crescer como líder não pode ter medo de escutar, de pedir feedbacks. Mas escutar o que o outro tem a dizer sobre mim e sobre o exercício da minha função me ajuda a crescer, a mudar, a melhorar, a refletir. Quem escuta nunca perde.
A escuta pressupõe maturidade, um líder que não escuta, não tem maturidade e está longe de dar saltos, de crescer, de inovar.
A escuta e a inovação
A escuta é uma ferramenta fantástica para inovação, por que quando eu escuto clientes, colaboradores a respeito de produtos, serviços, processos, novas idéias surgem, respostas são encontradas, insights vem a tona, tudo isso me possibilita dar um salto de qualidade, a exemplo disso temos a Google.
O reflexo de quem não escuta é a mesmice, os aniversários dos problemas que não se resolvem, os conflitos de relacionamentos, as divisões na organização.
Escutar renova o ar da instituição, das pessoas. Escutar previne crises, enxuga orçamentos.
Quero terminar contando um caso de uma empresa de creme dental que estava encontrando problemas com clientes, devido o produto chegar aos distribuidores, supermercados, apenas com a caixa do creme dental, o produto não ia junto. Imagine várias reclamações!
A gerência contratou engenheiros que elaboraram um projeto milionário, para instalar um computador com uma balança de precisão na esteira onde passavam os produtos, quando o computador detectava o produto com peso inferior ao da caixa e do creme dental, a esteira parava, soava alarmes e o problema era resolvido.
Analisando os relatórios da produção, a gerência verificou que o problema realmente tinha sido resolvido, enfim com engenheiros, um projeto que custou caro, realmente o problema foi sanado. Mas o computador acoplado na esteira se encontrava desligado, então foram averiguar o que estava acontecendo. Chamaram os piões da linha de montagem e perguntaram o que estava acontecendo o problema tinha sido solucionado, mas o computador estava desligado, então disseram a gerência: “quando a esteira parava, atrapalhava nosso trabalho, perdíamos tempo, então fizemos uma vaquinha aqui entre nós da produção compramos um ventilador e colocamos na esteira, quando vinha na esteira uma caixa vazia, sem o creme dental o ventilador com o vento jogava a caixinha fora da esteira, então o problema era resolvido de forma mais prática”.
Imagine, o quanto a gerência teria poupado se tivesse escutado seus colaboradores.
Escute! Dê espaço para a escuta, ela pode de ajudar muito.