Feedback questão de amor!


Dias atrás estive conversando com um grande amigo meu o Marquinhos, e ele me contou um acontecimento na vida dele que pode muito nos ajudar a compreender a importância do feedback na gestão.

Marquinhos era um vendedor que cresceu na empresa, que construiu, deixou sua marca, vestiu a camisa, superou crises, viveu bons momentos junto com toda equipe, foram anos e anos na empresa, aliás o Marquinhos era o vendedor que mais trazia lucro pra empresa. Durante 15 anos nunca recebeu uma reclamação da direção. Era um funcionário exemplar no que diz respeito a horários, assiduidade, etc. Subitamente a diretoria resolveu demití-lo sem dar justificativas.

Esse acontecimento por sua vez marcou negativamente o Marquinhos que até tentou saber o motivo da sua demissão com seu supervisor, com seu diretor, mas até hoje ficou sem respostas. Vamos refletir sobre o caso:

Qualquer pessoa tem o direito de saber o por que da sua demissão, seja qual for o motivo. Esse tipo de atitude na demissão do Marquinhos, me lembra um pouco uma administração arcaica e desumana, coisa do século passado, forma utilizada pra resolver um problema na empresa (forma que revela o despreparo do gestor) e de certa forma punir quem não era um bom funcionário.

A administração moderna, humana e cristã entende que o diálogo, o feedback, é um instrumento que sobretudo sinaliza um amor pelo ser humano, antes de qualquer cargo ou função.

Existem gestores que não estão preparados para o diálogo, aliás tem medo do diálogo, tem medo de pessoas diferentes, tem medo das opinião contrárias e a melhor forma de resolver problemas é usando do poder (demissão).

Vivo escrevendo e dizendo que ninguém está pronto, acabado, todos nós estamos em processo de construção, de obra nova nas nossas vidas. As pessoas tem suas fragilidades, deficiências e é por isso mesmo que necessitam conhecê-las através do feedback, do diálogo franco e sincero.
Quando realizamos um feedback, estamos dando um sinal de amor a alguém, mesmo sendo em situações de elogio ou de crítica. O feedback mostra que o outro tem importância, o que o outro faz tem importância, como o outro tem feito seu trabalho tem importância. O feedback humaniza as relações no ambiente de trabalho.

Muitos problemas corporativos estão situados no campo da comunicação, e o feedback e o diálogo são grandes remédios para isso.

Fiquem com Deus,

José Felipe Jr.


Ps: Marquinhos, um abraço na Silvia (esposa) e no Gustavo (filho).

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