Três tendências da internet, por Bill Tancer

Ontem, no último dia de ExpoManagement, gostei bastante da palestra do Bill Tancer, autor do best-seller “Click“, o livro que promete nos contar e/ou ensinar a descobrir “o que milhões de pessoas estão fazendo online e por que isso é importante”. No palco principal, Bill identificou três grandes tendências da internet com base nas pesquisas diárias com mais de 10 milhões de usuários da rede comandadas por ele na Experian Hitwise, cujos centros de dados mostrados na imagem deste post podem ser acessados aqui e que agora oferece dados do Brasil também.

1) Aumentará dia após dia a insatisfação dos internautas com os resultados de suas buscas. A web profunda (de páginas de conteúdo dinâmico ou sem backlinks, redes privadas, sites contextuais, conteúdos de acesso restrito, conteúdos multimídia e tudo que o Google não consegue pegar) vai agravar o problema.

2) A sabedoria das multidões está sendo crescentemente substituída, como influenciador de decisão, pela curadoria humana. Isso é o que explica por que, nos Estados Unidos, o YouTube já vem perdendo terreno, por exemplo, para dezenas de sites de vídeo de nicho, como Daily Kos TV, KeepVid, Hoolah!, SHOUTCast, Veoh, Live Leak, Sonamy. Smotri.com, Wonder How To, Vuze, Bix e outros. Bill fez um paralelo interessante: é como se, ao ir a um restaurante, as pessoas deixassem de perguntar qual é o “prato mais pedido” e passassem a checar a “sugestão do chef” ou a recomendação dos “críticos gastronômicos.

3) A próxima inovação dos algoritmos de busca será a que substituirá a atual classificação por relevância/autoridade pela classificação por perspectiva (levando o internauta primordialmente ao conteúdo de pessoas que estejam em situação similar à sua em relação ao assunto em pauta).


Fonte: HSM Inspiring Ideas - Adriana Salles

Posted in Marcadores: , |

0 comentários: