Heróis que não precisamos

Pessoal,

um dia desses, eu estava conversando com alguns colegas sobre a importância de se planejar, identificar riscos e estabelecer planos de resposta para os riscos identificados. Todos concordaram sobre a importância de planejar, mas me relataram que, por mais que eles se preparem para as eventualidades que um projeto pode apresentar, esse é um trabalho que não é reconhecido. Pior, eles relataram que as pessoas que apagam incêndios é que são valorizadas, quem trabalha para evitar que os incêndios apareçam não é valorizado, porque esse é um trabalho que não dá visibilidade. Existem situações em que a pessoa que gerou o incêndio, mas o apagou, é mais valorizado que quem evita.

Essa é uma cultura ainda muito predominante nas empresas brasileiras, a cultura do herói. O herói que fica além da sua jornada, que trabalha nos finais de semana, que só trabalha em regime de urgência, quando deveria estar mais focado no que é importante. Já ouvi de um gerente que ele já foi parar no hospital por causa da empresa. Tudo isso dito com muito orgulho.

Esse é o tipo de atitude de quem não usa a criatividade e o planejamento para gerenciar sua empresa ou suas equipes. Afinal de contas, não é preciso muita criatividade mandar que as pessoas trabalhem além de suas jornadas como se fossem máquinas, que não precisam de descanso e nem de contato com suas famílias durante os finais de semana. Não percebem que, quando a maior parte do tempo e as pessoas com maior competência estão dedicadas a apagar incêndios ao invés de estarem alocadas a atividades de inovação e de aproveitamento das oportunidades de negócio, isso é um sinal de sua incompetência gerencial.

O problema é que a maioria das empresas ainda valoriza esse tipo de herói, um herói do tipo que não precisamos para nos salvar. Na verdade, se fizermos uma análise sistêmica, veremos que, na realidade, esse é herói é um vilão.

Um abraço.

Fonte: http://marcelao.wordpress.com/2009/11/16/herois-que-nao-precisamos/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+wordpress%2FkCoR+%28Blog+do+Marcel%C3%A3o%29

Posted in Marcadores: |

0 comentários: