Como se tornar um líder servidor

James Hunter ensina aos brasileiros os princípios da liderança servidora.

A última e mais aguardada palestra do “Brasil: visão de futuro 2” reuniu público ávido para conferir os ensinamentos do autor de um dos livros mais comentados do mundo executivo na atualidade. A obra de James Hunter – O monge e o executivo – já foi traduzida para mais de nove idiomas e vendeu, até agora, quase 200 mil cópias no Brasil. O sucesso deve-se ao conceito da liderança servidora, que preza a autoridade conquistada com serventia e dedicação.

Hunter subiu ao palco bastante descontraído e mostrou-se surpreso com o grande êxito de seu livro em um país como o Brasil. Disse, também, que os conceitos apresentados no livro não são novidade alguma. “Nunca ninguém discordou dos princípios, pois são básicos e essenciais”. Para ele, muita gente sabe tudo sobre liderança, mas não sabe liderar. “O desafio está mesmo na execução. Liderar é mais como ser um atleta, você precisa praticar”.

Parece simples, mas não é. O líder, acima de tudo, deve ter humildade. “Seja o chefe que você gostaria que seu chefe fosse”. Veja qual é a definição básica de líder servidor:

“Alguém com habilidades de identificar e ir ao encontro das legítimas necessidades (e não desejos) dos outros, influenciando-os para que possam contribuir completamente com seus recursos, visando às metas e ao bem comum e com um caráter que inspire confiança”.

Para Hunter, você não precisa ser chefe para ser líder. “Liderança é você inspirar e influenciar o outro para ação. É influenciar pessoas com entusiasmo e trabalho para o bem comum”. E mostrou a diferença entre poder e autoridade: “poder é força unilateral. Funciona por um tempo, mas fica velho”. Autoridade, ao contrário, é a habilidade em conseguir que as pessoas façam sua vontade por conta de sua influência pessoal. Um bom exemplo de autoridade, segundo ele, são nossas mães. “Elas atingem esse status porque nos serviram e continuam a nos servir ao longo de nossas vidas”.
Amor e escolha

“Quem disse que não se pode ensinar truques novos a um cão velho? Acho isso um insulto ao cachorro!”. Para Hunter, o ser humano é mutável e tem a capacidade de fazer escolhas transformadoras. Confira as qualidades necessárias para ser um líder servidor e que, segundo o autor, podem ser adquiridas com dedicação e vontade própria:
Competências Definição
Paciência Autocontrole
Gentileza Atenção, apreciação e encorajamento
Humildade Ser autêntico e não arrogante
Respeito Tratar os outros com a devida importância
Altruísmo Ir ao encontro das necessidades alheias
Capacidade de perdoar Saber perdoar ressentimentos quando se está errado
Honestidade Estar livre da frustração
Comprometimento Realizar suas escolhas
Serviço e sacrifício Deixar de lado seus próprios desejos e buscar maior benefício para os outros

Agregado a todos esses valores está o amor. “Não gosto de usar essa palavra, mas todos os grandes líderes usam”. Hunter afirma que o significado da expressão está distorcido atualmente. “Hoje em dia existe muita demagogia. Todo mundo diz que ama todo mundo, mas não faz nada”. Para ele, amor é um verbo e deve ser praticado com o intuito de elevar o próximo. “Amar não é gostar, mas sim agir para o bem do outro”. Ação para o bem alheio é, no final das contas, a principal qualidade de um líder servidor. “O que pensamos e o que sentimos é conseqüência. O que importa mesmo é o que fazemos”.

Posted in Marcadores: |

0 comentários: