Visão Estratégica para 2009


O que vou fazer de diferente no ano que se inicia? Quanto terei que economizar para comprar aquele carro, aquela casa? Quais os cursos que farei para me qualificar, tendo em vista manter-me no mercado de trabalho???

O que vou fazer para me aproximar de fulano, beltrano? Que meios usarei para superar aquela fraqueza que tanto me perturbou em 2008? Como viver coerentemente o meu Batismo, minha consagração??

Sem dúvida, essas e muitas outras dúvidas passam em nossa mente quando nos deparamos com o novo ano que surge à nossa frente. 2009 com certeza terão seus própios desafios. Lutas e vitórias, dores e alegrias, superações e amadurecimento próprio da dinâmica da vida.

Diante do ano que passou é necessário fazer uma boa revisão de vida. Avaliar o que construímos sobre a rocha ou sobre a areia do que é passageiro, transitório. Jesus vem nos dizer no Evangelho que é necessário construir a casa sobre a Rocha. O que é construído sobre a Rocha que é Cristo, sua Palavra e sua Igreja, isso dura pra sempre. Não se estraga com o tempo. Não perde a validade.

É importante avaliar bem como vivemos o ano que terminou. Avaliar o que construímos em nível de relacionamentos. A nível familiar. Profissional e Espiritual.

Diante de 2009 que se inicia é necessário planejar. Planejar estrategicamente para melhor vive-lo e não se perder no corre - corre da vida. Evitar estresse, melhor dizendo. Planejar estrategicamente é elencar as prioridades para cada semestre do novo ano. Para isso precisamos dar pequenos passos, organizar o nosso hoje. Assusta-nos a idéia de planejar o ano todo. Parece que ficamos paralisados ao pensar na quantidade de atividades e compromissos que teremos durante os 12 meses que começam. Porém, o segredo é olhar cada mês. Mês a mês. Vendo o que é importante e o que é urgente para cada mês.

Diante desse planejamento, organizado, construído passo a passo, é necessário colocar datas: data de início e data de termino, isso fará com que você não se perca no abstrato.

Tendo esse planejamento em mãos, eu diria que agora vem o principal; você precisa ter a consciência de que é um filho muito amado de Deus. Que sua vida está nas mãos daquele que “amou tanto o mundo que enviou seu próprio Filho para salva-lo”. Como é importante e faz toda diferença termos essa compreensão no mundo de hoje.

Creio que essa seja de fato a base sólida de um planejamento que dará muitos frutos. Temos que Planejar, calcular, estabelecer metas, prazos, etc. Mas à cima de tudo, temos que confiar na Divina providência. Esse é o nosso grande diferencial em meio a esse mundo que coloca sua confiança em coisas que não levam a nada, apenas ao vazio interior. Nós confiamos no Senhor. Esperamos no Senhor.

Precisamos começar esse novo ano relendo a passagem de Mt. 6,25-34. Renovar nossa total confiança naquele que tudo nos dá em Cristo Jesus.

Portanto meu caro irmão; Planeje. Coloquemos em ordem nossa vida. Tenhamos mais disciplina na condução do dom tão valioso que nos foi dado pelo Senhor que é o dom da vida. Que esse nosso planejamento sirva pra vivermos mais intensamente o Nosso Batismo.

Um feliz e Santo 2009


Vanilton Lima

Sec. de Planejamento e Gestão

Posted in Marcadores: , , |

0 comentários: