O que é o Planejamento Estratégico ?
Posted On segunda-feira, 29 de dezembro de 2008 at às 22:53 by José Felipe Jr.Planejamento Estratégico: é uma técnica administrativa que, através da
análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades
e ameaças, dos seus pontos fortes e fracos para o cumprimento da sua missão e,
através desta consciência, estabelece o propósito de direção que a organização
deverá seguir para aproveitar as oportunidades e evitar riscos.
Planejamento ainda é o discernimento da vontade de Deus, dos planos de Deus para a comunidade, instituto, pastoral ou movimento.
Conceitos Básicos
Missão: é a razão de ser e existir de uma organização/instituição.
Visão de Futuro: pode ser entendido como um objetivo claro e abrangente, que
fornece uma idéia nítida do que se quer ser ou fazer. Visão sempre é um elemento
de futuro, algo ainda a ser realizado.
Cenários: servem para representar situações, critérios e medidas para a preparação do
futuro da instituição;
Oportunidades: são forças ambientais incontroláveis pela empresa que podem
favorecer a ação estratégica, desde que reconhecidas e aproveitadas satisfatoriamente;
Ameaças: são forças ambientais, incontroláveis pela empresa que criam obstáculos à
sua estratégia, mas que poderão ou não ser evitadas, desde que reconhecidas
em tempo hábil;
Pontos Fortes: vantagens controláveis pela empresa e que a favorece perante as
oportunidade e ameaças do ambiente;
Pontos Fracos: desvantagens estruturais controláveis pela empresa que a
desfavorecem perante as oportunidades e ameaças do ambiente
Objetivos: Estado positivo ou situação futura que se pretende atingir. Traduzem
os fins para os quais se dirigem as estratégias e suas ações decorrentes.
Meta: Etapa que é realizada para o alcance do objetivo definido. São fragmentos
dos desafios e sua utilização permite melhor distribuição de responsabilidade,
como também melhor controle dos resultados concretizados por cada elemento
da equipe. A meta deve ser qualititativa ou quantitativa.
Estratégia: O caminho mais adequado a ser seguido para alcançar os objetivos da
organização, orientando as ações e esforços organizacionais. É uma descrição
compreensiva de um conjunto de ações de uma organização, visando à utilização
adequada de recursos físicos, financeiros, tecnológicos e humanos, orientadas à
minimização de problemas, maximização de oportunidades, desenvolvendo vantagens competitivas, propiciando a realização de metas, objetivos e propósitos.
Ação: Uma medida que visa influenciar o curso de um projeto. No caso do planejamento estratégico, trata-se de uma atividade ou esforço que representa o desdobramento
das metas e estratégias, orientadas à consecução dos objetivos.
análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades
e ameaças, dos seus pontos fortes e fracos para o cumprimento da sua missão e,
através desta consciência, estabelece o propósito de direção que a organização
deverá seguir para aproveitar as oportunidades e evitar riscos.
Planejamento ainda é o discernimento da vontade de Deus, dos planos de Deus para a comunidade, instituto, pastoral ou movimento.
Conceitos Básicos
Missão: é a razão de ser e existir de uma organização/instituição.
Visão de Futuro: pode ser entendido como um objetivo claro e abrangente, que
fornece uma idéia nítida do que se quer ser ou fazer. Visão sempre é um elemento
de futuro, algo ainda a ser realizado.
Cenários: servem para representar situações, critérios e medidas para a preparação do
futuro da instituição;
Oportunidades: são forças ambientais incontroláveis pela empresa que podem
favorecer a ação estratégica, desde que reconhecidas e aproveitadas satisfatoriamente;
Ameaças: são forças ambientais, incontroláveis pela empresa que criam obstáculos à
sua estratégia, mas que poderão ou não ser evitadas, desde que reconhecidas
em tempo hábil;
Pontos Fortes: vantagens controláveis pela empresa e que a favorece perante as
oportunidade e ameaças do ambiente;
Pontos Fracos: desvantagens estruturais controláveis pela empresa que a
desfavorecem perante as oportunidades e ameaças do ambiente
Objetivos: Estado positivo ou situação futura que se pretende atingir. Traduzem
os fins para os quais se dirigem as estratégias e suas ações decorrentes.
Meta: Etapa que é realizada para o alcance do objetivo definido. São fragmentos
dos desafios e sua utilização permite melhor distribuição de responsabilidade,
como também melhor controle dos resultados concretizados por cada elemento
da equipe. A meta deve ser qualititativa ou quantitativa.
Estratégia: O caminho mais adequado a ser seguido para alcançar os objetivos da
organização, orientando as ações e esforços organizacionais. É uma descrição
compreensiva de um conjunto de ações de uma organização, visando à utilização
adequada de recursos físicos, financeiros, tecnológicos e humanos, orientadas à
minimização de problemas, maximização de oportunidades, desenvolvendo vantagens competitivas, propiciando a realização de metas, objetivos e propósitos.
Ação: Uma medida que visa influenciar o curso de um projeto. No caso do planejamento estratégico, trata-se de uma atividade ou esforço que representa o desdobramento
das metas e estratégias, orientadas à consecução dos objetivos.