Final de 2008: Que frutos vamos colher?


Para responder a essa pergunta, gostaria de propor uma breve reflexão sobre o que plantamos, como plantamos e com quem plantamos, creio ser um caminho mais autêntico para análise dos frutos.

Jesus nos ensina que reconhecemos se uma árvore é boa pelos frutos em Mateus 7,15-20. Essa árvore são os gestores e suas gestões, é você, sou eu, todos responsáveis por uma área/setor e por uma equipe de trabalho. Todos com uma missão a cumprir.

1. O que plantamos?
Parresia/Ousadia: Me abri a voz de Deus através da oração para ouvir os planos Dele para meu setor, e saiba os planos de Deus sempre nos superam, são sempre desafiantes, ou minhas metas foram medíocres, sem impacto nenhum para o cumprimento da nossa missão, foram a medida do que eu poderia fazer tranquilamente, sem nenhum esforço.

Amor: tudo o que fiz foi por amor a Deus e a seu Reino, foi pensando no melhor para os outros?

Doação: Superei a mim mesmo, no meu cansaço, os meus limites em vista da vinha ou fiz apenas o que estava ao meu alcance?

Unidade/Integração: Busquei trabalhar em unidade com os outros setores, com minha própria equipe ou travei verdadeiras lutas contra meus irmãos buscando sempre o melhor para meu setor/ministério e as vezes o que é pior, buscando o melhor para mim mesmo?

2. Como plantamos?
Que tipo de gestão usei? Conduzi o setor e minha equipe com planejamento, organização, focado nas metas, motivando a equipe em busca de resultados impactantes, tomando decisões baseado em dados reais? Ou adotei um modelo muito usual chamado “deixa a vida me levar”, onde tudo me conduz, menos a voz de Deus, menos o planejamento, menos as diretrizes e orientações das minhas autoridades?

3. Com quem plantamos?
As pessoas fazem toda diferença! Elas é que fazem as coisas acontecerem, nunca se esqueça disso. Você é que precisa da sua equipe.

Como você se relacionou com sua equipe: houve comunicação, diálogo, motivação, valorização, caridade, transparência?

Você treinou sua equipe, proporcionando crescimento ou sua equipe permanece estagnada nos mesmos conhecimentos?. O mundo está mudando com uma velocidade assustadora, assim como o conhecimento. Investir em treinamento é vital para sobreviver nos tempos de hoje, no nosso caso é vital para evangelizar mais e melhor.
Não podemos esperar resultados diferentes se as pessoas continuam fazendo as mesmas coisas do mesmo jeito de sempre.

Você trabalhou em equipe ou fez tudo sozinho fazendo sua equipe assistir seu show de centralização e falta de habilidade de relacionar e delegar?

Fidelidade ao Carisma
Ah! Já ia me esquecendo, nosso fundador nos ensina nos nossos escritos que toda eficiência e crescimento da vinha vem e depende da fidelidade ao carisma.
Reze e pense sobre isso.

Uma árvore boa não pode dar maus frutos, nem uma árvore doente pode dar bons frutos. Como você e sua gestão estão?

Desejo a todos um ano de 2009 cheio das graças de Deus!

José Felipe Jr.
Secretaria de Planejamento e Gestão

Posted in Marcadores: , , |

0 comentários: