Site com destaque no Google

Se você quer fazer o seu site se destacar no Google – mas não sabe como e não tem grana para pagar uma consultoria, seus problemas acabaram.

A empresa responsável pelo buscador mais popular do planeta acaba de colocar no ar um manual com dicas de Search Engine Optimization ("otimização do mecanismo de buscas", mais conhecida pela sigla SEO). O arquivo, em formato PDF e escrito em inglês, tem 22 páginas e pode ser baixado gratuitamente. Para quem imagina que lá só existem dicas simples e genéricas, um dos responsáveis pelo documento, Brandon Falls, manda uma aviso no Google Webmaster Central Blog: "Listamos as melhores práticas que nós usamos dentro do Google."

Claro que quem já tem uma vasta experiência em SEO deve conhecer tudo o que está ali. Mas o grande mérito da iniciativa está em popularizar um conhecimento que interessa a muita gente. Várias empresas chegam a gastar um bom dinheiro com profissionais especializados em SEO para aparecer em primeiro lugar quando alguém faz uma pesquisa na web. O assunto foi inclusive tema de uma reportagem publicada na edição deste mês da INFO. Mas nem todo mundo tem capital para investir nisso, ainda mais com essa crise.

O manual informa como fazer um título adequado para a página, usar meta tags, melhorar a estrutura das URLs, otimizar as imagens, usar o robots.txt, etc. O documento termina com uma vasta coleção de links para quem quiser se aprofundar mais sobre o assunto.

Mauricio Moraes - 13/11/2008 - 12:02

Posted in Marcadores: , |

0 comentários: