O Renascer / Reviver continua...
Posted On domingo, 28 de fevereiro de 2010 at às 16:30 by José Felipe Jr.Deus é Fiel. Creio que podemos dizer isso como Comunidade Shalom durante esses dias de Renascer, Reviver. Durante e depois desses frutuosos eventos resta-nos afirmar com toda convicção que o nosso Deus não nos deixou na mão nessa grande pescaria que foram os nossos eventos de carnaval em todo o Brasil.
É o vento de carnaval terminou. Renascer / Reviver chegaram ao fim. De norte a sul do país vimos o que acontece quando arregaçamos as mangas e colocamos o coração, e nos dispomos a tudo para evangelizar, sem medir esforços. Eis o resultado final: almas, muitas almas salvas. Vidas reconciliadas.
Ginásios, auditórios e grandes quadras de colégios lotados. Milhares de pessoas tiveram uma experiência com o Ressuscitado que passou pela Cruz. O tema central nos fez refletir como operários da vinha do Senhor, onde está a nossa alegria. Em Deus, no Eterno ou nas “coisinhas” de mundo? Nossa alegria parte do princípio de sermos eternamente amados pelo Pai em Jesus. Essa é nossa alegria, alegria que ninguém ou coisa alguma pode abalar ou sucumbir.
Deus nos confiou um povo nesses três dias de encontro. Um povo resgatado e comprado com seu precioso sangue. Lá no Renascer / Reviver toda uma mega estrutura montada. Dezenas de pessoas servindo incansavelmente com aquele sorriso no rosto. Tudo muito bem organizado, limpo. O acolhimento fantástico. O ministério de Música afinadíssimo. O aconselhamento não parou de trabalhar nesses três dias. Milhares de pessoas receberam o sacramento da confissão. Na melhor sala do ginásio, quadra ou auditório ficava o Santíssimo Sacramento, de lá vinha nossa força, nosso vigor.
Porém terminou o evento. E agora? Estamos preparados para receber esse povo no meio de nós? Nossos Centros de Evangelização tem estrutura digna para acolher esse povo santo que nos foi confiado? Haverá alguém na recepção para acolhê-los? Haverá ministros de oração e aconselhamento para acompanhá-los? O Santíssimo estará exposto em nossas capelas para que esse povo possa adorá-lo? As salas, banheiros e demais dependências do Shalom estarão limpos, arrumados para receber esses novos convertidos? Você está preparado para acolher esses novos irmãos da Obra que estão chegando ao nosso meio? A nossa casa está preparada, organizada, limpa para esses irmãos? Tivemos ou estamos tendo essa preocupação ou vamos acolhê-los de qualquer jeito? Lembre-se, não podemos perder nenhum desses que nos foi entregue por Jesus. É bom refletirmos sobre isso e corrermos para dar o nosso melhor também pós Renascer / Reviver. O povo de Deus merece.
Uma Santa e acolhedora Quaresma.
Cuidemos dos nossos novos irmãos, eles acabaram de nascer e precisam de muito cuidado e atenção. Precisam de uma estrutura e de um excelente pastoreio.
Shalom.
Vanilton Lima
Sec. De Planejamento e Gestão Shalom
Formação das Missões – Março 2010
Posted On quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010 at às 14:44 by José Felipe Jr.Formação das Missões – Março 2010
PE, instrumento e Gestão ou ritual?
“Felizmente, muitas empresas, grandes e pequenas, estão conscientes da necessidade e dos benefícios de um planejamento estratégico metódico. Realizam-no regularmente, tendo desenvolvido seus métodos internamente, ou o fazem com o auxílio de consultorias externas. Mas a segunda variável dessa equação tem sido tão ou mais negligenciada que o planejamento em si – a execução. Afinal, resultados serão os frutos do planejamento com a execução.
Estudos mostram que cerca de dois terços das empresas que fazem seu planejamento estratégico não executam o que foi planejado. Não se pode afirmar que jogaram seu tempo e dinheiro fora. Na verdade, o simples fato de terem se concentrado em reflexões e análises certamente agregou muito ao entendimento do inter-relacionamento dos aspectos analisados e alinhamento da equipe gestora, para dizer o mínimo. Contudo, o maior benefício – os resultados – não foi alcançado.
O processo de planejamento estratégico não é um ritual. É um processo de gestão que deve ser realizado de forma metódica e sistêmica, iniciando-se imediatamente no momento de maior necessidade – quando não se tem um plano estratégico e tático para a condução dos negócios. Empresas devem identificar hoje as necessidades e oportunidades para os seus negócios e o que precisarão dentro de um, dois ou cinco anos e iniciar a implementação das medidas necessárias com a devida antecedência. Ou correrão o risco de chegar ao futuro como estão hoje – se a concorrência permitir.”
Ernani Ferrari
E nós, Comunidade Shalom, acompanhamos nosso planejamento?
Também felizmente, muitos irmãos têm experimentado dessa graça de colher os frutos das estratégias e ações planejadas.
Vejamos alguns exemplos concretos:
Haifa: Reune-se toda a liderança (são pouquíssimos, praticamente a cv) uma vez por mês e, com o PE em mãos, cada setor presta conta de sua parte. Neste momento também discutem como realizar o que ainda não o foi e se as tarefas realizadas estão gerando os resultados esperados.
Natal: Tem uma equipe de 3 pessoas que acompanham o PE pelo google docs. Os coordenadores de ministérios atualizam suas tarefas pelo google docs, às vezes até em casa mesmo, como no caso dos irmãos da Cal, a equipe do planejamento acompanha os resultados e mandam e-mails e torpedos lembrando-os das tarefas em atraso ou parabenizando pelas concluídas.
Também dedicam um dia do mês ao PE, decorando a casa toda com motivações aos setores para que acompanhem seus Planos e o priorizem.
É justo lembrar que acompanhar o PE não é acompanhar apenas a execução das tarefas, mas estas e, principalmente, os resultados destas.
Quando definimos tarefas definimos também metas para elas. Se pensamos em tarefas para aumentar o número de benfeitores, pensamos em quantos benfeitores queríamos aumentar. Se pensamos em SVE, pensamos em quantas pessoas queríamos que engajassem-se na obra. Sendo assim, precisamos verificar sempre:
1. Se a tarefa está em andamento a tempo;
2. Se a tarefa foi cumprida;
3. Se alcançou os resultados satisfatoriamente;
Por isso a importância da metas serem bem definidas e mensuráveis (ter como ser medida). De outra forma podemos correr o risco de passarmos o ano inteiro gastando nossas energias, dinheiro, ofertas, vida, em coisas que não precisavam ser feitas ou não servem para os nossos objetivos.
E ainda temos a vantagem de, verificando que os resultados não estão sendo satisfatórios, termos a chance de avaliarmos as ações e estratégias, mudando-as à tempo.
Raniere Cristina
Sec. Planejamento e Gestão
Cronograma da Reunião
Formação das Missões – Março 2010
1º Momento: Louvor
2º Momento: Dinâmica dos Balões
Objetivo: Gerar a consciência de um comprometimento com o todo e não apenas com a sua parte da missão.
3º Momento: Leitura do texto “ PE, instrumento de Gestão ou Ritual?” em grupos pequenos e partilha do que aprenderam.
4º Momento: Divide-se em grupos pequenos que vão discutir e apresentar ao RL, por escrito, idéias de como fazer o acompanhamento do PE da missão.
Dinâmica dos Balões
Material: 1 bexiga (balão) para cada participante, música.
Organização: Divide-se em grupos pequenos onde cada participante segura seu balão na cor do grupo.
ATENÇÃO: PRECISA-SE DE BALÕES EM CORES DIFERENTES PARA CADA EQUIPE.
Desenvolvimento: Separados os grupos e cada um com seu balão na cor de sua equipe na mão, o coordenador avisa que vai tocar uma música e que todos vão ter que manter os seus balões no ar.
ATENÇÃO: É IMPORTANTE QUE ELE NÃO DIGA MAIS DO QUE ISSO, NEM DÊ MUITA EXPLICAÇÃO.
Quando ele gritar o nome da equipe : - Equipe azul!. , esta deve parar de tocar nos seus balões enquanto as outras continuam. Deve deixar pelo menos 7 seg até chamar outra equipe.
Quando chamar outra equipe a que estava parada recomeça e a outra para.
Os balões que caírem não podem ser recolhidos.
Todos vão, ao som da música se misturando nas outras equipes e mantendo seus balões no ar.
O coordenador da dinâmica vai gritando o nome de cada equipe.
Moral: Eles vão percebendo que a única maneira de manterem os balões no ar é as equipes ajudando umas as outras.
No início muitas bolas caem no chão e não devem mais ser resgatadas pois cada equipe quer segurar somente a sua e não de dispõem a segurar a das outras equipes quando elas param.
Modelo de gestão paz e amor
Posted On quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010 at às 10:01 by José Felipe Jr.
O modelo de Gestão adotado por uma instituição, não são apenas procedimentos, regras ou normas administrativas a serem seguidas fielmente por todos, mas faz parte de uma cultura, de uma identidade.
Inúmeros são os modelos de gestão, cada um apropriado para cada tipo de organização. Toda empresa tem um modelo ou adota um modelo, mesmo aquela que acredita não ter um modelo acaba tendo. Isso é o grande perigo.
Existem formas de gestão centralizadores, participativas, liberais, etc.
Quero falar de um modelo que muito me preocupa, que nós podemos encontra-lo da padaria até uma empresa consolidada. É o modelo paz e amor.
Um modelo onde cada um vive, serve, trabalha como quer, não importando as diretrizes, a cultura e a missão da empresa. Compromisso, esse conceito é tão distorcido nesse modelo. O único compromisso assumido fielmente é consigo mesmo, com ideais pessoais, com projetos pessoais, etc.
Horários? Pra que me importar? Cumprimento das metas? Se atingiu bem, se não tudo bem também. Planejamento? Quando me cobrarem, faço algum coisa. Resultados? Isso é invenção da diretoria. Satisfação do cliente? O que importa é se estou recebendo meu salário. Dar sugestões de melhoria? Já faço meu melhor. Orçamento? É sempre muito pequeno, ah! se me dessem mais recursos. Preocupação com a vida da empresa? A minha vida já me preocupa demais. Essas posturas talvez não escutemos verbalmente das pessoas, mas suas atitudes expressam e as vezes gritam.
Qual é o modelo de gestão da sua organização? Ou do seu setor? Isso diz muito quem você é e quais são seus valores. Pense nisso.
Um abraço e fiquem com Deus.
José Felipe Jr.
Sec. Planejamento e Gestão
Google aproxima Gmail de redes sociais
Posted On quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010 at às 09:20 by José Felipe Jr.
O Google anunciou hoje o Google Buzz, uma nova forma de compartilhamento de contatos, mensagens, fotos e vídeos incorporada ao Gmail.
Segundo o anúncio, conteúdo multimídia como links do YouTube ou status do perfil do usuário poderão ser compartilhados automaticamente com a lista de contatos. As atualizações e os conteúdos publicados serão organizados em linha de tempo, de forma semelhante como acontece no Twitter ou no Facebook. Quem tiver interesse em seguir um determinado perfil receberá as notificações das atualizações automaticamente. Para mandar mensagens, o usuário deverá colocar uma “@” em frente ao nome do contato – igualzinho ao Twitter.
O Gmail também terá uma ferramenta de visualização de fotos personalizada e assim como acontece no Facebook e no FriendFeed seus contatos poderão emitir opiniões sobre seus conteúdos. Os posts podem ser públicos ou privados e quando forem públicos, indicarão seu nome de usuário e serão indexados nas ferramentas do Google.
O produto foi apresentado por Bradley Horowitz, vice-presidente de gerenciamento de produtos. A intenção, segundo ele, é facilitar as conexões com os contatos. Segundo o Google, qualquer item do Buzz pode se transformar numa conversa. Visualmente, a caixa de entrada não vai mais parecer uma simples lista de mensagens, mas as atualizações das conversas vão aparecer automaticamente.
Três versões do Buzz estarão disponíveis, uma no próprio site Google.com, outra no Buzz.google.com e outra no versão móvel do Google Maps. Durante a sessão de perguntas e respostas, os executivos do Google afirmaram que a integração do Buzz com o Wave é possível. “É um próximo passo lógico”, afirmaram os porta-vozes durante a entrevista coletiva que aconteceu há pouco.
Um dos principais objetivos do Google com o Buzz é aproveitar a onda de popularidade de ferramentas de microblog e redes sociais – apesar do Orkut ter presença expressiva no Brasil, nos mercados internacionais perde de goleada na preferência dos internautas. Segundo a consultoria norte-americana comScore, praticamente quatro em cada cinco internautas visitaram sites de redes sociais todos os meses durante 2009, sendo que Twitter e Facebook impulsionaram o crescimento da categoria. Se o Buzz será suficiente para fortalecer o Google nesse terreno, só o tempo dirá.
Fonte - Portal Exame por Camila Fusco
Ouvir o cliente, é moda ou estratégia?
Posted On sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010 at às 12:28 by José Felipe Jr.
Já escrevi no blog em vários posts a importância de ouvir os clientes, nesta última expomanagement o professor Venkat Ramaswamy falou sobre a co-criação entre empresas e clientes para o desenvolvimento de valores comuns, ele citou vários cases como da Nike, Apple.
Pegando o gancho queria aqui citar um exemplo bem interessante é o caso da Fiat, eles criaram um site chamado fiatmio (www.fiatmio.cc), onde qualquer pessoa pode sugerir idéias para a construção e desenvolvimento de novos carros. Eles até usam uma frase que diz "ajude os engenheiros da Fiat a tirar as ideias do papel", tem outra bem legal, "Um carro para chamar de seu", tudo isso visando um trabalho conjunto que inova, incorporta, coopera para o desenvolvimento de produtos, serviços que vão de encontro as necessidades dos clientes. Isso é fantástico!
Olhando um pouco pra nossa realidade de companhia de pesca, o que podemos aprender com isso? Penso que em primeiro lugar é: precisamos ouvir as pessoas, conduzir ouvindo, governar ouvindo, criar ouvindo, lançar novos produtos ouvindo.
Vivemos hoje em um mundo cada vez mais colaborativo, comunicativo. Devemos ouvir as pessoas a respeito da sua experiência com Deus, devemos ouvir as pessoas sobre a qualidade do grupo de oração, do material utilizado, da sala de oração, devemos ouvir sobre a qualidade dos pregadores, ministros de ensino, qualidade dos livros, qualidade dos CDs, qualidade dos shows e eventos, devemos ouvir as pessoas para juntos construirmos com ela. A escuta deve acontecer antes e depois de qualquer ação, seja uma ideia que nem saiu do papel, seja algo que já acontece, esse processo enriquece, valoriza as pessoas, agrega valor. Sei que as vezes esse processo é doloroso, mas faz parte, em um próximo post prometo que escreverei sobre o medo de escutar as pessoas.
Quero ainda lembrar que tudo isso é importante, é bom para a obra de Deus, mas nunca substitui ouvir a vontade de Deus para sua vinha, digo que ouvir a voz do Senhor é essencial para nós. Estar em oração, atento ao coração de Deus e fiel dia a dia a sua vontade, isso garante a eficácia de nosso servir.
Vamos trabalhar isso em 2010!
Um abração
José Felipe Jr.
Sec. Planejamento e Gestão
Como acompanhar o planejamento com minha equipe?
Posted On quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010 at às 13:59 by José Felipe Jr.
Acompanhar o planejamento diante das pessoas na qual lideramos nem sempre é tarefa fácil, por que está ali no planejamento o resultado do nosso trabalho, está ali revelada a nossa habilidade em gerenciar, liderar. Está ali o êxito ou fracasso.
Quero dar algumas dicas práticas e muito simples:
1) Reze junto com sua equipe, clame ao Senhor o seu Espírito Santo para que Ele possa iluminar, ungir toda sua equipe. O Espírito Santo é o motor da inovação, criatividade em um planejamento estratégico. Precisamos conhecer as estratégias divinas do coração e Deus para nós.
2) Tenha humildade: é preciso saber lidar com o êxito ou com o fracasso. É preciso aprender tanto com um como com outro. Reconhecer os acertos e erros é a base do trabalho. Elogie as pessoas que conquistaram bons resultados, estimule e motive as que não conseguiram ainda. Promova um ambiente de aprendizado com acertos e erros.
3) Antecipadamente estude o planejamento para esclarecer dúvidas e intervir de maneira consciente, sabendo o porquê de cada resultado.
4) Distribua uma cópia do planejamento atualizado para cada pessoa e juntos vão observando meta a meta e seus resultados. Nesse momento o mais importante é celebrar as metas conquistadas e elaborar planos corretivos imediatos para as metas não alcançadas com responsáveis, prazos. Por exemplo: em fevereiro temos uma meta de obter 100 assinaturas do pão da vida, o que representa 5 assinaturas por dia, estamos conseguindo apenas 3 por dia. Precisamos avaliar o processo e agirmos de maneira diferente se quisermos alcançar essa meta, daí se gera um plano corretivo que deve ter um responsável e um prazo.
5) Acompanhe sistematicamente, estabeleça datas para a avaliação, comunique as pessoas a importância desse processo e sua participação. Não deixe de acompanhar, pois o acompanhamento é o óleo que vai fazendo as engrenagens não pararem.
Um abraço,
José Felipe Jr.
Sec. Planejamento e Gestão
Metas elas podem te ajudar
Posted On quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010 at às 14:37 by José Felipe Jr.
A pouco tempo li uma das melhores definições do que seja uma meta e gostaria muito de compartilhar com vocês.
"Meta é um desconforto que leva ao aprendizado e ao resultado". Essa definição é do prof. Vicente Falconi, que recentemente falei sobre seu novo livro - O verdadeiro poder. (Clique aqui)
Sempre que ia conduzir um planejamento percebia que quando chegava no momento da definição das metas, o processo empacava, travava e inocentemente sempre achei que era por que as pessoas não tinham familiaridade no trabalho com as metas, não conheciam bem a metodologia, enfim entre outros motivos. Hoje entendo melhor a dificuldade com as definições das metas. Quando você se propõe a estabelecer metas em um planejamento você assume ou delegar um compromisso publicamente e sabe que depois virá a cobrança por isso.
Esse processo é desconfortante por que entra em questão inúmeros fatores que levam a ter medo, conheço poucas pessoas que diante de uma meta encaram como um desafio e vão em frente. Surgem o medo da cobrança, o medo do fracasso público, vem a mente a falta de recursos, a limitação pessoal e da equipe.
Outro fator importante da meta é o aprendizado, e ele só acontece quando eu encaro de frente a meta e trabalho em vista de alcançá-la. Aprendo a me superar, aprendo a trabalhar em equipe, aprendo a me relacionar melhor com as pessoas por elas são importante no processo, aprendo a me comunicar, aprendo a buscar recursos, aprendo a me organizar, aprendo a assumir responsabilidade e compromissos maduramente.
E por consequência de todo o aprendizado e trabalho vem o resultado. Metas alcançadas, equipe motivada pelas conquistas, um time mais preparado para novos desafios, novas metas.
Para um planejamento sair do papel é preciso trabalho, suor, disciplina. Sem isso não existe resultado, êxito. E por falar em êxito, me lembrei de uma frase de Albert Einstein que diz:"O único lugar onde êxito vem antes de trabalho é no dicionário."
Por isso mãos a obra, peça a graça de Deus para que venha em seu auxílio e socorro, trabalhe, deixe o suor cair e viva a caridade trabalhando em equipe.
Um abraço
José Felipe Jr.
Sec. Planejamento e Gestão
Formação Missões - Fevereiro 2010
Posted On terça-feira, 2 de fevereiro de 2010 at às 15:17 by José Felipe Jr.
Caros irmãos,
Paz a Vós!
A formação para as missões neste ano de 2010 será focada no gerenciamento de planejamento, com temas práticos e formativos que auxiliarão toda a liderança a obter bons resultados com o planejamento estratégico. Iremos abordar os principais desafios no gerenciamento das equipes em relação ao planejamento.
Comunico que a Raniere Cristina (CV) é responsável pelo acompanhamento de todas as missões em relação ao planejamento. Qualquer dúvida ou esclarecimento vocês poderão entrar em contato com ela via email: acompanhamentow4@comshalom.org e skype ranishalom.
José Felipe Jr.
Sec. Planejamento e Gestão
planejamento@comshalom.org
fone 3308.7426
Cronograma
08h00 – Louvor
08h30 Apresentações
1)Apresentação do Planejamento de 2009 (Metas alcançadas, Metas em atraso)
Objetivo: aprender com a experiência. Olhar para as conquistas do planejamento e para as pendências e procurar refletir em grupo o que cada uma delas pode nos ensinar. O que devemos continuar fazendo ou não no próximo ano em relação ao planejamento. Analisar posturas positivas e negativas da equipe e traçar planos corretivos.
Exemplo: O planejamento não aconteceu, no meio do ano de 2009 ele parou? Por que? Falta de reuniões para avaliação? Falta de cobrança? Algum imprevisto que abalou a missão? Identificar o problema ou erro e aprender com ele.
2) Apresentação do Planejamento de 2010 (Metas, estratégias)
Dar o foco de atuação da missão em 2010. Orientar para que cada pessoa na obra e na comunidade local possa saber para onde devemos caminhar juntos, integrados em 2010. Devemos caminhar juntos como um exército em vista da evangelização, devemos todos atirar na mesma direção.
Mostrar as metas, as estratégias aprovadas pelo conselho local e compartilhar com o grupo o desafio do planejamento. Por que todo planejamento é um desafio.
10h30 – Intervalo
11h00 – Momento de Intercessão pelo planejamento de 2010: realize um momento de adoração e diante do Senhor da Vinha, junto com todos os irmãos, entreguem o planejamento da missão de 2010.
12h00 – Término
Campanha Campeões da Solidariedade
Posted On segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010 at às 11:23 by José Felipe Jr.Comunidade Shalom participa da Campanha
Campeões da Solidariedade
O Grupo de Comunicação O POVO e Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Fazenda estão promovendo uma Campanha intitulada “Campeões da Solidariedade”. Para participar dessa campanha convidaram algumas entidades beneficentes, entre elas a Associação Shalom de Promoção Humana.
Haverá a premiação de um carro 0km para a instituição ganhadora.
A primeira fase da seleção será a votação pela internet. Onde estão concorrendo 15 entidades em Fortaleza. Dessas 15, serão selecionadas as 6 mais votadas que irão para a segunda fase.
A segunda fase concorrerá as 6 mais votadas em Fortaleza e as 6 mais votadas no interior do Estado. Ganhará quem arrecadar o maior valor em notas fiscais.
A ação será uma disputa entre as instituições mais atuantes do Ceará, pelo título de Campeão da Solidariedade.
Estamos na primeira etapa desta Campanha! Vote na Associação Shalom de Promoção Humana.
1) Como votar?
1º) acessar o site www.opovo.com.br/
A partir de 30 de janeiro
2º) clicar em “VOTAÇÃO”
3º) clicar em “FORTALEZA E REGIÃO METROPOLITANA”
4º) clicar em “Associação Shalom de Promoção Humana”
5º) digitar seu nome completo e um email válido
6º) clicar em finalizar voto
7º) se você possuir outros email, repita seu nome completo e digite o outro email (faça isto tantas vezes quanto email você possuir)
8º) entrar no seu email (todos que você forneceu, de um por um)
9º) verifique se já chegou um email “confirmação de voto para a entidade Associação Shalom de Promoção Humana”
10º) caso positivo, clique na palavra “link”
11º) deverá aparecer a frase “Programa de Cidadania Tributária” e logo abaixo “voto confirmado”. Caso não apareçam estas frases entrar em contato com Pereira pelo fone 88964099.
12º) após estes passos sua votação foi concluída com sucesso.
2) Como é validado o meu voto?
Você receberá no email que você cadastrou ao votar (ou nos vários email’s que você cadastrou) um comunicado para validar o seu voto. É preciso responder a este email para confirmar a sua escolha. Seu voto só será validado quando você responder a este comunicado.
3) Se você não confirmar seu voto pelo meu e-mail, o voto não é validado! Por isso vá ao e-mail que você cadastrou ao votar e valide o voto.