Ouvir o cliente, é moda ou estratégia?


Já escrevi no blog em vários posts a importância de ouvir os clientes, nesta última expomanagement o professor Venkat Ramaswamy falou sobre a co-criação entre empresas e clientes para o desenvolvimento de valores comuns, ele citou vários cases como da Nike, Apple.

Pegando o gancho queria aqui citar um exemplo bem interessante é o caso da Fiat, eles criaram um site chamado fiatmio (www.fiatmio.cc), onde qualquer pessoa pode sugerir idéias para a construção e desenvolvimento de novos carros. Eles até usam uma frase que diz "ajude os engenheiros da Fiat a tirar as ideias do papel", tem outra bem legal, "Um carro para chamar de seu", tudo isso visando um trabalho conjunto que inova, incorporta, coopera para o desenvolvimento de produtos, serviços que vão de encontro as necessidades dos clientes. Isso é fantástico!

Olhando um pouco pra nossa realidade de companhia de pesca, o que podemos aprender com isso? Penso que em primeiro lugar é: precisamos ouvir as pessoas, conduzir ouvindo, governar ouvindo, criar ouvindo, lançar novos produtos ouvindo.

Vivemos hoje em um mundo cada vez mais colaborativo, comunicativo. Devemos ouvir as pessoas a respeito da sua experiência com Deus, devemos ouvir as pessoas sobre a qualidade do grupo de oração, do material utilizado, da sala de oração, devemos ouvir sobre a qualidade dos pregadores, ministros de ensino, qualidade dos livros, qualidade dos CDs, qualidade dos shows e eventos, devemos ouvir as pessoas para juntos construirmos com ela. A escuta deve acontecer antes e depois de qualquer ação, seja uma ideia que nem saiu do papel, seja algo que já acontece, esse processo enriquece, valoriza as pessoas, agrega valor. Sei que as vezes esse processo é doloroso, mas faz parte, em um próximo post prometo que escreverei sobre o medo de escutar as pessoas.

Quero ainda lembrar que tudo isso é importante, é bom para a obra de Deus, mas nunca substitui ouvir a vontade de Deus para sua vinha, digo que ouvir a voz do Senhor é essencial para nós. Estar em oração, atento ao coração de Deus e fiel dia a dia a sua vontade, isso garante a eficácia de nosso servir.

Vamos trabalhar isso em 2010!

Um abração

José Felipe Jr.
Sec. Planejamento e Gestão

Posted in Marcadores: , , |

0 comentários: