Modelo de gestão paz e amor



O modelo de Gestão adotado por uma instituição, não são apenas procedimentos, regras ou normas administrativas a serem seguidas fielmente por todos, mas faz parte de uma cultura, de uma identidade.

Inúmeros são os modelos de gestão, cada um apropriado para cada tipo de organização. Toda empresa tem um modelo ou adota um modelo, mesmo aquela que acredita não ter um modelo acaba tendo. Isso é o grande perigo.

Existem formas de gestão centralizadores, participativas, liberais, etc.

Quero falar de um modelo que muito me preocupa, que nós podemos encontra-lo da padaria até uma empresa consolidada. É o modelo paz e amor.

Um modelo onde cada um vive, serve, trabalha como quer, não importando as diretrizes, a cultura e a missão da empresa. Compromisso, esse conceito é tão distorcido nesse modelo. O único compromisso assumido fielmente é consigo mesmo, com ideais pessoais, com projetos pessoais, etc.

Horários? Pra que me importar? Cumprimento das metas? Se atingiu bem, se não tudo bem também. Planejamento? Quando me cobrarem, faço algum coisa. Resultados? Isso é invenção da diretoria. Satisfação do cliente? O que importa é se estou recebendo meu salário. Dar sugestões de melhoria? Já faço meu melhor. Orçamento? É sempre muito pequeno, ah! se me dessem mais recursos. Preocupação com a vida da empresa? A minha vida já me preocupa demais. Essas posturas talvez não escutemos verbalmente das pessoas, mas suas atitudes expressam e as vezes gritam.

Qual é o modelo de gestão da sua organização? Ou do seu setor? Isso diz muito quem você é e quais são seus valores. Pense nisso.

Um abraço e fiquem com Deus.

José Felipe Jr.
Sec. Planejamento e Gestão

Posted in Marcadores: , |

0 comentários: