Google aproxima Gmail de redes sociais



O Google anunciou hoje o Google Buzz, uma nova forma de compartilhamento de contatos, mensagens, fotos e vídeos incorporada ao Gmail.

Segundo o anúncio, conteúdo multimídia como links do YouTube ou status do perfil do usuário poderão ser compartilhados automaticamente com a lista de contatos. As atualizações e os conteúdos publicados serão organizados em linha de tempo, de forma semelhante como acontece no Twitter ou no Facebook. Quem tiver interesse em seguir um determinado perfil receberá as notificações das atualizações automaticamente. Para mandar mensagens, o usuário deverá colocar uma “@” em frente ao nome do contato – igualzinho ao Twitter.

O Gmail também terá uma ferramenta de visualização de fotos personalizada e assim como acontece no Facebook e no FriendFeed seus contatos poderão emitir opiniões sobre seus conteúdos. Os posts podem ser públicos ou privados e quando forem públicos, indicarão seu nome de usuário e serão indexados nas ferramentas do Google.

O produto foi apresentado por Bradley Horowitz, vice-presidente de gerenciamento de produtos. A intenção, segundo ele, é facilitar as conexões com os contatos. Segundo o Google, qualquer item do Buzz pode se transformar numa conversa. Visualmente, a caixa de entrada não vai mais parecer uma simples lista de mensagens, mas as atualizações das conversas vão aparecer automaticamente.

Três versões do Buzz estarão disponíveis, uma no próprio site Google.com, outra no Buzz.google.com e outra no versão móvel do Google Maps. Durante a sessão de perguntas e respostas, os executivos do Google afirmaram que a integração do Buzz com o Wave é possível. “É um próximo passo lógico”, afirmaram os porta-vozes durante a entrevista coletiva que aconteceu há pouco.

Um dos principais objetivos do Google com o Buzz é aproveitar a onda de popularidade de ferramentas de microblog e redes sociais – apesar do Orkut ter presença expressiva no Brasil, nos mercados internacionais perde de goleada na preferência dos internautas. Segundo a consultoria norte-americana comScore, praticamente quatro em cada cinco internautas visitaram sites de redes sociais todos os meses durante 2009, sendo que Twitter e Facebook impulsionaram o crescimento da categoria. Se o Buzz será suficiente para fortalecer o Google nesse terreno, só o tempo dirá.

Fonte - Portal Exame por Camila Fusco

Posted in Marcadores: |

0 comentários: