Como tirar o planejamento estratégico do papel?
Posted On quarta-feira, 7 de janeiro de 2009 at às 14:47 by José Felipe Jr.
A elaboração do planejamento estratégico gera na equipe uma grande motivação pelo fato de se perceber meio de obter melhores resultados, melhorar os indicadores, gera uma conscientização da situação atual e futura da instituição, gera nivelamento de conhecimentos da organização, gera unidade, mas o que fazer para o planejamento se tornar vida, sair do papel e ser concretizado?
Vou dar algumas dicas que creio são importantes para 90% das instituições onde o planejamento fica apenas no papel dentro de uma gaveta.
1) Aderir ao planejamento estratégico
O planejamento estratégico é mais que uma ferramenta do meio corporativo, é uma cultura que implica em uma nova postura de vida, implica em optar dia a dia por trabalhar de forma organizada e planejada. Essa adesão exige ainda disciplina! Todos devem aderir ao planejamento líderes, gestores, funcionários, toda equipe de trabalho.
2) Acompanhar sistematicamente
O planejamento sem acompanhamento cai no esquecimento, no descrédito e o pior frustra as pessoas envolvidas na sua elaboração.
É necessário um software para gerenciá-lo, que possa dar informações precisas de como está o andamento do planejamento.
Mas o mais importante é a função do líder, do coordenador de cada área que deve quinzenalmente, mensalmente ou a periodicidade necessária verificar a situação de cada meta, tarefa, como está sua concretização juntamente com os responsáveis por ela. A cobrança faz parte da responsabilidade, é fundamental no processo.
Fazer reuniões periódicas para divulgar os resultados do planejamento, celebrar as conquistas é fundamental, lembre-se planejamento estratégico é uma cultura que precisa ser fomentada sempre!
3) Gestão de Pessoas
Mas o que é gestão de pessoas? Simplificando o conceito é a forma que vemos, se relacionamos e tratamos as pessoas que trabalham conosco.
Mas quero focar aqui a necessidade de treinamento. Ninguém está pronto! As pessoas não estão prontas, acabadas. Precisamos investir na capacitação das pessoas para elas executarem da melhor forma possível suas funções. Não podemos esperar resultados diferentes se as pessoas não mudam, não crescem e o pior continuam fazendo as coisas do mesmo jeito de sempre. É preciso agregar valor aquilo que somos e fazemos. Quando investimos nas pessoas, investimos também na instituição. Quanto do nosso orçamento é destinado a treinamento? A resposta a essa pergunta diz muito sobre sua organização e sua gestão.
São as pessoas que tiram o planejamento do papel para a vida e elas só conseguirão tirar se forem valorizadas, capacitadas e motivadas para isso.
4) Liderança
Um planejamento sem uma liderança é a mesma coisa que um exército sem um general. A liderança tem um papel fundamental de manter a equipe no foco, motivar as pessoas, facilitar nas decisões, cobrar os resultados, dar condições para execução das tarefas. O líder tem a função de ser um disseminador da cultura da instituição e do planejamento.
José Felipe Barbosa Jr. Secretário de Planejamento e Gestão