Eficiência e Amor andam juntas?




No meio corporativo dificilmente você vai ver essas duas palavras juntas, conectadas dentro de uma mesma realidade ou contexto, elas simplesmente não combinam. Como posso falar de eficiência e amor dentro do trabalho, falar de amor no trabalho não cai bem, pouquíssimos tem coragem de falar sobre o assunto, e eu me aventuro a falar sobre isso com vocês.

Com a profecia do nosso carisma, essas duas palavras estão profundamente ligadas no exercício do nosso apostolado, do nosso serviço. Vou recordar nossos escritos onde nosso fundador Moysés Azevedo nos fale sobre o assunto: “Estou certo de que trabalhando inundados pelo amor do Senhor, impulsionados por Ele, a eficiência virá por acréscimo...”

Eis uma grande sabedoria para nós, a eficiência vem do amor, vem por acréscimo.
O amor a Deus, aos nossos irmãos e aquilo que fazemos deve ser à base do nosso apostolado. Quando se trabalha no e por amor de Deus não se poupa sacrifícios, dedicação e renúncia a fim de correspondermos Aquele que nos amou primeiro. O nosso servir é uma resposta de amor a Deus, e a nossa resposta deve ser coerente, madura e responsável.

O amor a Deus me impulsiona a ir sempre além, a dar sempre mais, me impulsiona a aprender a fazer melhor, me leva ao comprometimento com horários, com as tarefas, me leva a responsabilidade, me leva a tratar meus irmãos e colegas com caridade, me leva a ter iniciativa para criar algo novo, me leva a empreender. O amor é movimento! Não se esqueça disso. Quem ama não se cansa de amar!

O amor pelos irmãos me faz ser paciente, compreensivo, compassivo, atento, generoso, respeitoso, honesto. O amor pelo meu irmão me faz agir de maneira diferente. Meu colega de trabalho não é meu inimigo, mas faz parte da minha equipe de trabalho. O amor pelo próximo me faz servir!

Não dá para amar a Deus e fazer as coisas de qualquer jeito, quando se ama o que faz, se faz com afinco, dedicação, com paixão. Não é coerente com o amor de Deus fazer por que tem que fazer, fazer por que me mandaram fazer, fazer com desleixo ou até mesmo com negligência. Isso não é servir.

O grande vilão na história é o amor a mim mesmo é quando eu sirvo por amor a mim mesmo. Isso é um mal terrível para mim, para meus colegas de trabalho e para Deus. Lembrei-me de um colega de trabalho que tive há muitos anos atrás, trabalhei durante anos na área financeira com um colega chamado Marcelo, ele era muito inteligente, tinha uma enorme experiência profissional, passou por várias empresas de renome, tinha capacitação em várias áreas, falava várias línguas, era disciplinadíssimo, era muito competente no que ele fazia. Puxa você certamente gostaria de ter um Marcelo na sua equipe não é? Bem, mas o Marcelo era um colega de trabalho que não conseguia se relacionar com ninguém, aliás ele gostava de trabalhar sozinho por que pra ele todo o restante da equipe só o atrapalhava, Marcelo era rigoroso com ele mesmo, com o cumprimento dos horários, das tarefas e por conseqüência com o outros, o erro dos outros não tinha perdão. Passava por cima de todo mundo como um trator pra fazer o que ele tinha que fazer não importando se ele iria ferir, magoar ou desrespeitar o outro, o importante era cumprir a meta. Marcelo não importava com ninguém a não ser com ele e com o que ele precisa cumprir. Muitos o admiravam, dizendo: “Oh! Como Marcelo é organizado, disciplinado, focado no resultados”. Mas no fundo Marcelo fazia tudo por amor a ele mesmo e sua imagem.

Será que Marcelo foi realmente eficiente durante esses anos todos?, será que o resultado produzido por Marcelo foi satisfatório? Que frutos foram colhidos do trabalho de Marcelo? Vou lembrar aqui o que São Paulo que nos ensina: “se me falta o amor, nada sou, nada vale!” O resultado construído com amor é que o interessa, é o que vale. Um resultado construído sem valores, sem respeito, sem ética, sem amor, de nada vale!

Tenho certeza que trabalhando por amor a Deus, aos nossos irmãos e aquilo que fazemos à eficiência virá naturalmente, pois ela é fruto amor.

Fiquem com Deus!

José Felipe Jr.

Posted in Marcadores: , |

0 comentários: