Comunicar eficazmente, é a resposta para muitos problemas.



Não sei se você sabe mas a comunicação é um problema crítico dentro de qualquer instituição. Já dizia Peter Drucker que: “Sessenta por cento de todos os problemas administrativos resultam da ineficácia da comunicação”. Quero partilhar com você algumas reflexões sobre a comunicação nas organizações. Mas fique tranqüilo pois não pretendo dissecar o assunto por que ele é vasto e merece muitos artigos.

Comunicação como base da cultura organização:
Toda organização seja ela de que ramo ou atividade que seja, tem uma cultura organizacional definida, mas ela é formada por pessoas que trazem culturas (línguas, hábitos, costumes, valores) diferentes, experiências diferentes, que por vezes não traz a comunicação como base dos relacionamentos. Dentro da nossa cultura a livre expressão de sentimentos, idéias não é tão bem vista. Nosso sistema educacional, principalmente o da minha geração não promovia em nada a livre expressão dentro da sala de aula, o dialogo familiar é um problema antigo mas hoje é caótico, enfim temos uma geração formada com esses moldes que leva isso pra dentro das organizações.
A cultura da comunicação é transmitida no dia a dia através da experiência, da prática, dos relacionamentos, entre líderes e liderados, a missão de estabelecer essa cultura dentro da organização é primeiramente dos líderes. O feedback é uma excelente ferramenta para fomentar a comunicação, pois gera confiança, liberdade, segurança.
Se tenho um relacionamento de desconfiança, de insegurança com meu líder e meus colegas, não vou me comunicar livremente, vou sempre estar na defensiva. Passamos mais tempo no trabalho que em nossa casa na vida. Promova um clima harmonioso e saudável dentro da organização. Ninguém permanece muito tempo num trabalho, que mais parece um campo de concentração.

Trocar os meios tecnológicos pelo trivial
A comunicação nos dias hoje, apresenta avanços e meios fantásticos como a internet através de: sites, blogs, youtube, softwares de mensagens instantâneas, redes sociais, sites de relacionamento e comunidades, a própria TV que tem se tornado mais interativa, mas olhando bem esses avanços tecnológicos não podemos dizer que eles acontecem na esfera dos relacionamentos humanos, ou melhor na comunicação do dia a dia, aquela mais simples que você possa imaginar. Os meios são ferramentas de auxilio, mas não podemos fazer delas a única forma de comunicação.
Na comunicação com sua equipe, olhe nos olhos das pessoas, esteja atento ao que eles estão expressando verbalmente ou não, as pessoas falam muito mais com gestos, expressões corporais que com palavras. Perceba como estão as pessoas ao seu redor, sinta sua equipe, sinta as pessoas. Conheço excelentes líderes que são estrategistas, inteligentes, dotados de muitos talentos, mas que no quesito relacionamento e comunicação deixam muito a desejar. As pessoas não são máquinas, são gente de carne e osso.

Algumas dicas importantes

Pratique o feedback, diga para as pessoas o que se espera delas, como anda seu trabalho na equipe, como você a percebe na empresa.

Expresse interesse pelas pessoas da sua equipe, por aquilo que elas são e fazem. Ouça sua equipe. Isso faz muito diferença!
Certifique de que a sua mensagem foi compreendida pelas pessoas, não pergunte a elas se elas entenderam sua mensagem, pergunte o que elas entenderam sobre o que você quis dizer.

Seja um excelente observador, as pessoas falam muito, mas muito mais pelos gestos e expressões corporais que com palavras. Isso lhe trará ganhos enormes na comunicação.

Seja objetivo em sua mensagem, utilize a entonação de voz para transmitir suas mensagens.

Suas ações falam mais que palavras, seja coerente. Talvez você tenha uma ótima oratória, mas suas ações são um desastre. Lembre-se disso suas ações falam muito mais.

Use e a abuse da comunicação, pois quem não se comunica se trumbica, escutei minha mãe falando isso a minha vida inteira.

Um abraço,

José Felipe Jr.
Sec.Planejamento e Gestão

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