O talento humano



Nesses últimos dias podemos ver a importância e a diferença que faz o talento do ser humano. O acidente que aconteceu com avião Airbus A320, da US Airways, que caiu no rio Hudson, em Nova York, vem nos mostrar a importância que o talento humano. No avião existiam 150 passageiros e cinco tripulantes e todos sobreviveram graças ao talento, habilidade e experiência do piloto da aeronave.

Chesley B. Sullenberger , tem em seu currículo serviços prestados a Força Aérea entre 1973 e 1980 , piloto de aviões de combate e oficial de instrução na Europa e no Pacífico. Além de ter sido piloto de caças, foi instrutor e encarregado de segurança da Associação de Pilotos de Companias Aéreas, além de ter participado de várias comissões de investigações de acidentes do NTSB.

Adiciona-se a isso os 40 anos de experiência na aviação comercial o que mostra que talento humano é um ativo que não se deprecia com o tempo, apenas se valoriza cada vez mais, diferente de outros ativos nas empresas.

O piloto tinha recebido ordens, após a explosão das duas turbinas da aeronave, para voltar ao aeroporto, mas com sua experiência percebeu que essa ordem não poderia ser cumprida e decidiu, baseado na sua experiência e conhecimentos acumulados citados acima, pousar nas águas do rio Hudson na direção da marina onde estavam barcos que poderiam resgatar os passageiros.

Vale a pena refletir: qual máquina ou mesmo um software de computador poderiam ter tomado as decisões, que o piloto realizou, com o mesmo êxito?

José Felipe Jr.
Sec.

Posted in Marcadores: |

0 comentários: