“Vinde e descasai um pouco.”




“Os Apóstolos reúnen-se com Jesus e lhe deram conta de tudo o que tinham feito e tudo o que haviam ensinado. Ele lhes disse: Vinde à parte num lugar deserto e descansai um pouco. Porque havia muita gente que vinha e voltava, e eles nem se quer tinham tempo para comer.”
Mc. 6,30-31

Todas as vezes que medito nessa passagem do Evangelho de Marcos, muitas coisas vêm ao meu coração. Fico a meditar o cuidado, o zelo que Jesus tem para com seus seguidores. Zelo com aqueles que deixaram tudo para segui-lo. Nessa passagem fica claro para todos, a necessidade que o Discípulo tem de descansar. Descansar no tempo certo, da maneira certa.
Jesus percebeu que seus Apóstolos estavam cansados da labuta diária na propagação da Boa Nova.
Nós, como consagrados bem sabemos o quanto essa labuta é exigente. Temos muitos trabalhos a cada dia. Lidamos com realidades espirituais e humanas. Lidamos com Graça Divina e fraqueza humana. Força e fraqueza.
Evangelizamos um mundo hostil, que a cada dia manifesta sua repulsa a Boa Nova trazida por Cristo, da qual a Igreja é portadora.
Além de toda essa realidade externa, há ainda um mundo interior dentro de cada um de nós. Um mundo que clama por conversão. Um mundo com muitas zonas de conflito. Digamos que há dentro de cada homem uma espécie de, “ Faixa de Gaza”. Uma zona que precisa ser cristificada, evangelizada com urgência. De lá emana as paixões ainda não domadas pelo homem novo. Essas paixões quando se levantam e não são freiadas, fazem um grande estrago na alma do homem.
Lembrei-me dos últimos noticiários que acompanhei, onde a principal notícia eram os conflitos no Oriente médio, na Faixa de Gaza.
Esse é o mundo em que vivemos.
Nossa missão de Discípulos e ministros da Paz é bastante exigente. Requer de fato, coragem, disposição e renuncia.
Retornemos agora as palavras de Jesus no Evangelho de Marcos. Jesus convida os Apóstolos a descansarem. “Vinde vós à parte num lugar deserto e descansai um pouco.”
Meu caro irmão, o Senhor sabe que precisamos descansar. Parar de vez em quando para nos recompor. Restaurar as forças físicas e espirituais para nos darmos mais aqueles que tanto necessitam.
No dia a dia a providência divina nos proporciona esse “parar e descasar”. Uma oração pessoal bem vivida, uma Lectio bem feita, a Eucaristia diária, a oração comunitária e a convivência sadia com os irmãos, etc. São com certeza, meios eficazes que o Senhor nos dá para descansar, renovar as nossas forças.
Aqui também quero ressaltar outro meio de descaso nos proposto pelo Senhor no início de cada ano. Trata-se das tão aguardadas férias comunitárias. Momento de lazer, descaso e intensa convivência fraterna.
É tempo de atendermos a essa ordem de Jesus. Entremos nesse “lugar deserto e descasemos”.
Para que esse tempo de férias comunitárias seja bem vivido, é bom lembrar que Jesus não fez esse convite a um único Apostolo. Não o fez a um pequeno grupinho. O convite é para todos: “Vinde vós à parte num lugar deserto e descasai um pouco”.
Por tanto meu caro irmão, deixemo-nos restaurar pelo Senhor na companhia dos nossos irmãos. Não nos preocupemos apenas em descasar, mas também em favorecer o descaso do outro. Saíamos de nós mesmo. Sejamos criativos e dinâmicos nessas férias.
Bom, acabei de lembrar que ainda não terminei de arrumar minha mala, e talvez estejam precisando de ajuda para arrumar as coisas da cozinha.
Preciso ir.
Após a essa simples reflexão sobre as férias comunitárias como descaso pessoal e comunitário, voltemos ao Evangelho de Marcos, os versículos seguintes, onde narra o que aconteceu logo após esse merecido descanso dos Discípulos com o mestre.
Pra terminar de verdade: descansemos para amar mais, para evangelizar mais.
Boas férias. Aproveite bem esses dias.

Shalom!

Vanilton Lima
Sec. Planejamento e Gestão

Posted in Marcadores: , |

0 comentários: