Os adversários do planejamento



O fato de construir um planejamento estratégico não significa que ele é a garantia do resultado, ou que muito menos ele não sofrerá ataques das forças dos seus adversários. É bom que você saiba que existem vários adversários que lutam para que o planejamento não se concretize, mas quem são esses adversários?

Resistência Cultural Sem generalizar é claro! Não fomos educados para viver uma vida organizada, planejada. Nosso sistema educacional falido não nos educa pra isso, muito pelo contrário, nossas famílias não nos educaram para ter um projeto de vida, a sociedade sempre diz: vamos dar um jeitinho brasileiro. Crescemos com isso a vida toda, e em todas as dimensões da nossa vida a seqüela da desorganização, do improviso existe.
Há ainda aqueles que preferem deixar que a vida os leve para onde ela quiser.
Uma pessoa criada assim quando se depara com o planejamento, se depara com algo completamente diferente dela, ai há conflito, luta, resistência e às vezes até guerra.
Já ouvi diversas com palavras e as vezes sem palavras a seguinte expressão que deixa clara essa resistência que acontece: “trabalhei durante anos de uma forma, e agora inventaram esse tal de planejamento”.

Indisciplina Na estratégia a decisão é igual a ação. Vejo muito acontecer, que ótimos planejamento ficam apenas no papel, é uma pena! Mais é ai que entra a disciplina.
A indisciplina revela uma liderança fraca, sem propósitos, sem auto-controle, incapaz de levar a termo algo.

Falta de Foco O que diferencia as pessoas que conseguem atingir a meta das outras que não conseguem?, é o foco. O foco do líder, o foco da equipe fortalece a caminhada rumo ao objetivo, a meta.
Uma equipe sem foco, se perde com os incêndios diários que acontecem, o foco me ajuda a gerenciar bem meu tempo, me ajuda a dizer sim ou não. Estar desfocado é estar perdido.

Imediatismo Vivemos hoje numa sociedade completamente imediatista, porém o planejamento estratégico não é uma ferramenta para resultados imediatos, e por falar nisso resultados imediatos não existe em lugar nenhum, êxito não é uma questão de mágica, é questão de trabalho, empenho, esforço.
O único lugar que êxito vem antes de trabalho é no dicionário, na vida real resultado é fruto de trabalho e muito trabalho.

Inércia Planejamento estratégico não é uma ferramenta estática, ele deve acompanhar as mudanças de cenário, de estratégias. Se uma estratégia não deu certo, devo mudar rapidamente. No mundo de hoje mudanças são muito freqüentes e isso tem um grande impacto no planejamento. Perceber as mudanças e agir é fundamental para a vida do planejamento.

Maestro desafinado O líder é que dá o tom para sua equipe, ele que imprime o ritmo, ele que influencia o trabalho das pessoas, é ele que treina, educa, forma sua equipe para a organização, planejamento, foco, disciplina. Um líder sem expressão, desorganizado, indisciplinado, negligente, sem foco, colherá como fruto uma equipe a sua cara, aos seus moldes.

Bem se você pensa que só existem esses adversários que lutam contra o planejamento você se enganou, estes são os principais, existe um exército ainda pela frente. Mas nada que Deus possa nos ajudar a superar e vencer, pois o nosso Deus é um Deus de poder.

Um abraço.

José Felipe Jr.
Sec. Planejamento e Gestão

Posted in Marcadores: , |

0 comentários: