Pra quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve

Todos temos algo que não pode esperar, que exige nossa presença imediatamente mas, nem sem sempre essas coisas são as mais importantes da vida. E aí podemos passar a nossa vida abandonando o importante por causa do Urgente, o essencial pelo contingente.
É isso que nos quer ensinar o Frei Raniero Cantalamessa, com o texto “O Importante e o Urgente”.

Mas como saber o que é o importante e o que é o urgente? Como saber que horas faço o urgente, já que este precisa também ser feito?

Isso exige Visão, Estratégia, Planejamento.

A primeira coisa é saber quem somos e pra onde estamos indo. Preciso saber quem sou e onde quero chegar. Um jogador num campo de futebol precisa saber que é um jogador e que precisa fazer gol e que o gol está no lado oposto da quadra em que está jogando. Depois ele procura o melhor caminho, com menos risco para ele chegar com a bola até lá. Não entendo muito de jogo de futebol, mas basta ver um jogo pra ver que é assim que o jogo funciona.

Um certo autor escreveu “pra quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve”. É mais ou menos assim que vivem algumas pessoas. Não sabem quem são, nem aonde querem chegar. Por isso não sabem escolher caminhos melhores e acabam nunca chegando a lugar algum ou chegando a lugares onde não queriam chegar. Isso é visão, ou falta de visão.

O próximo passo é conhecer o lugar onde vive, suas próprias forças, suas próprias fraquezas, seus talentos, suas necessidades, as oportunidades que lhe são oferecidas ou os desafios que podem aparecer. Prontinho! Agora é só olhar pra tudo e escolher o melhor caminho. Isso é estratégia.

Mas cuidado! Você não pode chegar lá de uma vez só. Outra pessoa disse certa vez que uma grande caminhada é feita passo a passo. Bem, foi mais ou menos isso que ele disse. Tenha calma, pense realisticamente no que você pode realizar a cada dia, a cada mês, a cada ano. Não tenha pressa nem calma demais. Seja ousado, mas realista. Isso é Planejamento.
Agora é só ir vivendo, e cuidado com os vilões. Quem são? Temos três muito fortes.
Um deles é o nosso velho amigo imprevisto, lembra do urgente? Muita atenção! Nem tudo que parece urgente é urgente mesmo.

A falta de disciplina é outro nosso inimigo. Para isso o Eclesiastes já nos dizia “existe um tempo pra cada coisa”. E um padre velhinho que eu conheci dizia: “1º o necessário, 2º o útil, 3º o agradável. Se começarmos pelo necessário sempre sobrará tempo pro agradável mas se fizermos o contrário nunca encontraremos tempo para o necessário.” Tenho testemunhado essa verdade.
O último é a nossa memória decaída. Precisamos lembrá-la constantemente de onde queremos chegar. Por isso o que planejamos não pode ficar guardado, nem na nossa cabeça – tem que ser escrito. Isso mesmo, o PVP - e nem na nossa gaveta. Temos que olhar sempre pra ele.

Estabeleça uma rotina para dar uma olhadinha nele assim você não o esquece. Isso mesmo, porque o Planejamento não é outra coisa senão quem você é, aonde você quer chegar e como vai chegar.

Espero, sinceramente, que eu tenha lhe ajudado. Entender isso tem me ajudado a chegar aonde quero, que no meu caso, é aonde Deus quer que eu chegue. Se é fácil? Claro que não! Mas esqueci de falar – escrever- que não adianta pensar que vai fazer tudo sozinho, não conseguimos. São muito altas as nossas metas, e precisam ser. Somos à imagem e semelhança de alguém grande, é impossível a nós desejarmos pouco. Mas não se preocupe, Ele, que te criou assim, pensando alto, está com você. È sério, não duvide. Ele um dia nos disse : “ Coragem, eu venci o mundo”!(Jo 16,33) E outro dia, a outro amigo, que como eu e você se queixava de não conseguir fazer o que planejava, Ele disse: “ Basta-te a minha graça. É na sua fraqueza que eu sou forte” (2Cor 12, 9).


Raniere Cristina Castro de Mendonça
Consagrada da Comunidade de Vida Shalom

Posted in Marcadores: , |

0 comentários: