Síndrome do Click


Impaciência, intolerância, desânimo, incompreensão, estresse, esses e outros são sintomas de uma doença que afeta há muitos nos tempos hoje, chamada a síndrome do click. Mas o que é a síndrome do click? É a síndrome do imediatismo. São pessoas que querem tudo o mais rápido possível, sem querer esperar por nada. A raiz do problema tem diversas ramificações desde nossa educação familiar, como os meios tecnológicos de hoje, etc. Somos educados pelos meios tecnológicos para ter uma gama de informações com um click, falarmos com alguém com apenas um click, olharmos algo com um click, Em resumo é isso, mas no dia a dia do trabalho é muito comum percebermos os sintomas dessa doença, ora explícito, ora implícito nos relacionamentos. Vamos perceber:

Resultados
Tudo na vida tem um tempo, na palavra de Deus, existe um trecho que exemplifica bem o que quero dizer, em Eclesiastes 3 diz: “Para tudo há um momento, e tempo para cada coisa sob o céu. Tempo de plantar, tempo pra colher”. Resultados são frutos de trabalho, não de mágica, já escrevi sobre isso antes.

Uma boa fruta que chega em nossa mesa, passa por um processo que vai do preparo da terra, plantio, regar a terra, esperar e no tempo certo colher. É mais ou menos assim. Com os resultados também é assim, existe o tempo pra colher os frutos, colher os resultados. Ninguém mais quer esperar, sabe esperar, se deseja tudo pra ontem.

Equipes de trabalho que são “torturadas” diariamente por gestores imediatistas que cobram resultados com um prazo curtíssimo. Se gera estresse, desgastes por conta de um imediatismo disfarçado de cobrança de resultados.

Pessoas
Ninguém está acabado, pronto, nem um universitário que acabou de se formar em medicina ou até mesmo um médico que já tem 25 anos de experiência. O processo de aprendizagem no ser humano dura a vida toda. As vezes percebo um certo desconforto, uma impaciência por parte de responsáveis por equipes de trabalho ao falarem de novatos que chegam, sem experiência, sem macete, etc. Não podemos esperar pessoas prontas pra ingressar nas nossas equipes de trabalho! Com 100% de chance de acerto digo que você nunca vai ter pessoas prontas.

Já ouvi um gestor tomado pelo desânimo dizendo: “minha equipe de trabalho anda a 20 km/hora e eu ando a 80 km/hora, fica difícil eles acompanharem meu ritmo”. Não sei se você já refletiu sobre Michael Schumaker, mas o que ele ensinou? Nunca ouvi alguém dizendo que aprendeu algo com ele, nem mesmo seus colegas da Ferrari, mas sempre ouvi dizer que ele era superior a todos os outros pilotos. No meio corporativo unidade e integração vale mais que velocidade.

As vezes a gente se esquece que quando se começa alguém apostou em nós, alguém viu em nós um potencial, que quase sempre nem a gente consegue ver, ou reconhecer que tem. No início, alguém teve paciência conosco, alguém soube plantar e esperar, alguém nos ensinou, nos viu errar e acertar. Alguém soube esperar.

A vida não é um controle remoto! As pessoas não são regidas por clicks. A vida é dom de Deus, dado por Ele e para Ele. Pense nisto!

Dê um upgrade na sua gestão!

José Felipe Jr.
Sec. Planejamento e Gestão

Posted in Marcadores: , |

0 comentários: